terça-feira, 29 de julho de 2014

08 - AGOSTO 2014 - LEITURA BÍBLICA DIÁRIA EM PORTUGUÊS, INGLÊS E ESPANHOL - (AUGUST 2014 - DAILY BIBLE READING IN PORTUGUESE, ENGLISH AND SPANISH) - (Parte 2 de 4)


2014 August calendar image A4 size




BÍBLIA EM 38 IDIOMAS COM ÁUDIO

Estudos Bíblicos 

&

Leitura Bíblica Diária 
de 7 a 24 de agosto 
Jeremias
EM INGLÊS, ESPANHOL E PORTUGUÊS

United Kingdom 




Word of God





Isaiah 40
8 The grass withereth, the flower fadeth:
but the word of our God
shall stand for ever.





Spain






Palabra de Dios
(Word of God)





Isaías 40
8 Sécase la hierba, cáese la flor:
mas la palabra del Dios nuestro
permanece para siempre.






Portugal






Palavra de Deus
(Word of God)




Isaías 40
8 Seca-se a erva, e cai a flor, 
porém a palavra de nosso Deus 
subsiste eternamente. 










CALENDÁRIO REFERENTE LEITURA BÍBLICA DIÁRIA
em Inglês, Espanhol e Português

(DAILY BIBLE READING SCHEDULE)
in English, Spanish and Portuguese

WordProject







United Kingdom


  
AUGUST

Old Testament 



DAY

BOOK

CHAPTER

Isaiah
43 44 45 46 47
2
Isaiah
48 49 50 51
3
Isaiah
52 53 54 55 56
4
Isaiah
57 58 59
5
Isaiah
60 61 62 63
6
Isaiah
64 65 66
7
Jeremiah
1 2 3
8
Jeremiah
4 5 6
9
Jeremiah
7 8 9
10
Jeremiah
10 11 12
11
Jeremiah
13 14 15
12
Jeremiah
16 17 18
13
Jeremiah
19 20 21 22
14
Jeremiah
23 24 25
15
Jeremiah
26 27
16
Jeremiah
28 29 30
17
Jeremiah
31 32
18
Jeremiah
33 34 35
19
Jeremiah
36 37 38
20
Jeremiah
39 40 41
21
Jeremiah
22
Jeremiah
45 46 47 48
23
Jeremiah
49 50
24
Jeremiah
51 52
25
Lamentations
1 2
26
Lamentations
3 4 5
27
Ezekiel
1 2 3 4
28
Ezekiel
5 6 7 8
29
Ezekiel
9 10 11 12
30
Ezekiel
13 14 15
31
Ezekiel

                 


  

Spain


AGOSTO

El Antiguo Testamento



DIA

LIBRO

CAPÍTULO

Isaías
43 44 45 46 47
2
Isaías
48 49 50 51
3
Isaías
52 53 54 55 56
4
Isaías
57 58 59
5
Isaías
60 61 62 63
6
Isaías
64 65 66
7
Jeremías
1 2 3
8
Jeremías
4 5 6
9
Jeremías
7 8 9
10
Jeremías
10 11 12
11
Jeremías
13 14 15
12
Jeremías
16 17 18
13
Jeremías
19 20 21 22
14
Jeremías
23 24 25
15
Jeremías
26 27
16
Jeremías
28 29 30
17
Jeremías
31 32
18
Jeremías
33 34 35
19
Jeremías
36 37 38
20
Jeremías
39 40 41
21
Jeremías
42 43 44
22
Jeremías
45 46 47 48
23
Jeremías
49 50
24
Jeremías
51 52
25
Lamentaciones
1 2
26
Lamentaciones
3 4 5
27
Ezequiel
1 2 3 4
28
Ezequiel
5 6 7 8
29
Ezequiel
9 10 11 12
30
Ezequiel
13 14 15
31
Ezequiel
           




Portugal


AGOSTO

Velho Testamento

   

DIA

LIVRO

CAPÍTULO

Isaías
43 44 45 46 47
2
Isaías
48 49 50 51
3
Isaías
52 53 54 55 56
4
Isaías
57 58 59
5
Isaías
60 61 62 63
6
Isaías
64 65 66
7
Jeremías
1 2 3
8
Jeremías
4 5 6
9
Jeremías
7 8 9
10
Jeremías
10 11 12
11
Jeremías
13 14 15
12
Jeremías
16 17 18
13
Jeremías
19 20 21 22
14
Jeremías
23 24 25
15
Jeremías
26 27

16
Jeremías
28 29 30
17
Jeremías
31 32
18
Jeremías
33 34 35
19
Jeremías
36 37 38
20
Jeremías
39 40 41
21
Jeremías
42 43 44
22
Jeremías
45 46 47 48
23
Jeremías
49 50
24
Jeremías
51 52
25
Lamentações
1 2
26
Lamentações
3 4 5
27
Ezequiel
1 2 3 4
28
Ezequiel
5 6 7 8
29
Ezequiel
9 10 11 12
30
Ezequiel
13 14 15
31
Ezequiel







ESTUDO BÍBLICO 
PRINCIPAIS EVENTOS BÍBLICOS DO VELHO TESTAMENTO

Autor: Pr Forrest Keener





[intro] INTRODUÇÃO E ÍNDICE
[01] LIÇÃO 1 - A CRIAÇÃO DO CÉU E DA TERRA
[02] LIÇÃO 2 - A CRIAÇÃO DA LUZ E A DIVISÃO DAS ÁGUAS
[03] LIÇÃO 3 - A CRIAÇÃO DO SOLO, MARES, VIDA VEGETAL E CORPOS CELESTES
[04] LIÇÃO 4 - A CRIAÇÃO DA VIDA ANIMADA
[05] LIÇÃO 5 - A CRIAÇÃO DO HOMEM
[06] LIÇÃO 6 - O SEIS DIAS E O SÉTIMO
[07] LIÇÃO 7 - A QUEDA DO HOMEM
[08] LIÇÃO 8 - A MALDIÇÃO SOBRE O HOMEM E SEU DOMÍNIO
[09] LIÇÃO 9 - O Primeiro Derramamento de Sangue
[10] LIÇÃO 10 - Nascimento e Depravação Humana
[11] LIÇÃO 11 - O Progresso Econômico do Homem
[12] LIÇÃO 12 - A Descendência Espiritual Preservada
[13] LIÇÃO 13 - A Espécia Humana Sentenciada a Destruição
[14] LIÇÃO 14 - A Construção e o Encher da Arca
[15] LIÇÃO 15 - O Dilúvio e o Mundo
[16] LIÇÃO 16 - O Dilúvio e Noé
[17] LIÇÃO 17 - A Humanidade Depois do Dilúvio
[18] LIÇÃO 18 - A Divisão das Raças
[19] LIÇÃO 19 - A Torre de Babel
[20] LIÇÃO 20 - Deus Escolhe Abraão
[21] LIÇÃO 21 - A Separação de Abrão de Seus Parentes
[22] LIÇÃO 22 - O Nascimento de Ismael
[23] LIÇÃO 23 - O Nascimento de Isaque
[24] LIÇÃO 24 - A Destruição de Sodoma e Gomorra
[25] LIÇÃO 25 - Uma Noiva Para Isaque
[26] LIÇÃO 26 - Meninos Gêmeos - Duas Nações
[27] LIÇÃO 27 - O Nascimento da Nação de Israel
[28] LIÇÃO 28 - Israel Entra em Escravidão
[29] LIÇÃO 29 - A Nação de Israel em Egito
[30] LIÇÃO 30 - A Páscoa
[31] LIÇÃO 31 - O Êxodo
[32] LIÇÃO 32 - Israel no Mar Vermelho
[33] LIÇÃO 33 - Israel no Deserto - Parte 1
[34] LIÇÃO 34 - Israel Recebe a Lei de Deus
[35] LIÇÃO 35 - Israel no Deserto - Parte 2
[36] LIÇÃO 36 - Israel em Cades-Barnéia
[37] LIÇÃO 37 - Israel Perde Moisés
[38] LIÇÃO 38 - Israel Recebe Josué
[39] LIÇÃO 39 - Israel Atravessa o Jordão
[40] LIÇÃO 40 - Israel Tomando Posse da Região
[41] LIÇÃO 41 - A Rebeldia Perpétua de Israel
[42] LIÇÃO 42 - Israel Sob os Juízes
[43] LIÇÃO 43 - Israel Recebe um Rei
[44] LIÇÃO 44 - Israel Sob o Rei Davi
[45] LIÇÃO 45 - Israel Sob o Rei Salomão
[46] LIÇÃO 46 - A Divisão da Nação de Israel
[47] LIÇÃO 47 - Israel Entra em Escravidão
[48] LIÇÃO 48 - Judá Entra em Escravidão
[49] LIÇÃO 49 - Judá em Escravidão
[50] LIÇÃO 50 - O Retorno de Judá Para a Terra
[51] LIÇÃO 51 - A Reconstrução do Templo
[52] LIÇÃO 52 - A Reconstrução das Muralhas
[53] LIÇÃO 53 - Conclusão para os Eventos do Velho Testamento
[54] LIÇÃO 54 - Cronologia do Velho Testamento
[55] LIÇÃO 55 - Ordem Cronologica dos Eventos Básicos do Velho Testamento




Observações: Os Autores assumem a responsabilidades do conteúdo dos seus estudos.



(*) FONTE: 
Palavra Prudente
BrazilUnited States of America
  






ESTUDO BÍBLICO 
Estudos Resumidos nos Livros Proféticos

Autor: Pr. David Alfred Zuhars Jr.





ÍNDICE

LIVROS PROFÉTICOS


[01] ESTUDOS RESUMIDOS NOS LIVROS PROFÉTICOS




"Observações: Os Autores assumem a responsabilidades do conteúdo dos seus estudos.

Se tiver um assunto sobre o qual gostaria de ter um estudo, talvez já tenhamos. Entre em contato conosco."




Palavra Prudente
BrazilUnited States of America
  









JEREMIAS
 photo bible_book_scroll_jeremiah_sm_cl-1.gif





English - [KJV]

Chapter:  1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 
14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 
27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 

40 41 4243 44 45 46 47 48 49 50 51 52





Español - [RV 1909]


Capítulo: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13
 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26
 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39

 40 41 4243 44 45 46 47 48 49 50 51 52





Português - [JFA]

Capítulo:  1  2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 
14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 
27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39

 40 41 4243 44 45 46 47 48 49 50 51 52









introduction photo: SECNOD SECOND.gif
(Introdução)








Divided Kingdom 
Israel & Judah
Reino Dividido - Israel e Judá


Prophets in the Reigns of Kings of Judah and Israel
(Profetas nos Reinados dos Reis de Judá e Israel)



Quando Jeremias profetizou ?

Kings of ...
(Reis de...)
Start
of reign
(Início do Reinado
Years
since
Solomon
(Anos desde Salomão)
Length
of reign
(years)
Duração
do Reinado
(anos)
Prophets to ...
(Profetas para...)
Judah
(Judá)
IsraelJudah
(Judá)
Israel
1. Rehoboam931 BC017
1. Jeroboam931 BC022(Ahijah)
2. Abijah913 BC183
3. Asa911 BC2041
2. Nadab910 BC212
3. Baasha909 BC2224(Jehu)
4. Elah886 BC452
5. Zimri885 BC467 days
6. Omri885 BC4612
7. Ahab874 BC5722(Elijah)
4. Jehoshaphat870 BC6125(Micaiah)
8. Ahaziah853 BC782(Elisha)
9. Joram852 BC7912
5. Jehoram848 BC838
6. Ahaziah841 BC901
10. Jehu841 BC9028
7. Queen Athaliah841 BC906
8. Joash835 BC9640Joel (guesswork)
11. Jehoahaz814 BC11717
12. Jehoash798 BC13316
9. Amaziah796 BC13529Jonah (to Nineveh) (approx)
13. Jeroboam II782 BC14941Amos,
Hosea (until Hezekiah)
10. Uzziah (Azariah)
(Uzias)
767 BC16452Isaiah (until Hezekiah)
(Isaías até Ezequias)
14. Zechariah753 BC1786 months
15. Shallum752 BC1791 month
16. Menahem752 BC17910
17. Pekahiah742 BC1892
18. Pekah740 BC19120
11. Jotham
(Jotão)
740 BC19116Micah (until Hezekiah)
12. Ahaz
(Acaz)
732 BC19916
19. Hoshea732 BC1999
13. Hezekiah
(Ezequias)
716 BC21529
14. Manasseh687 BC24455
15. Amon642 BC2892Nahum (to Nineveh) (approx)
16. Josiah
(Josias)
640 BC29131Zephaniah,
Jeremiah (into exile)
Sofonias, Jeremias (até exílio)
17. Jehoahaz609 BC3223 months
18. Jehoiakim
(Jeoiaquim)

609 BC32211Habakkuk (approx)
19. Jehoiachin597 BC3343 months
20. Zedekiah
(Zedequias)
597 BC33411
592 BC339Ezekiel,
Daniel
587 BC (maybe)335Obadiah (to Edom)
520 BC411Haggai, Zechariah
(Esther)478 BC453
(Ezra)458 BC473
(Nehemiah)445 BC486
433 BC498Malachi

Nota: BC = a.C




COM EFEITO, Jeremias profetizou nos dias do Rei Josias, do Rei Jeoiaquim, e do Rei Zedequias:


Jeremias 1
1 PALAVRAS de Jeremias, filho de Hilquias, 
dos sacerdotes que estavam en Anatote, na terra de Benjamim: 
2 Ao qual veio a palavra do Senhor, nos dias de Josias, filho de Amom, 
rei de Judá, no décimo terceiro ano do seu reinado. 
3 E lhe veio também nos dias de Jeoiaquim, 
filho de Josias, rei de Judá, 
até ao fim do ano undécimo de Zedequias, 
filho de Josias, rei de Judá, 
até que Jerusalém foi levada em cativeiro no quinto mês.


LOGO, antes da leitura do LIVRO DE JEREMIAS, é conveniente lembrarmos que o fundo histórico do referido livroencontra-se nos Livros de II Reis e II Crônicas, como se pode constatar da leitura de Jeremias 1:1-3, acima citado, combinado com alguns versículos de 2 Reis e 2 Crônicas, como seguem:


a) Jeremias 1:2 c.c. 2 Rs 22.3-23.27; 2 Cr 34.8-35.19 - Josias
b) Jeremias 1:3 c.c. 2 Rs 23.36-27.7; 2 Cr 36.5-8 - Jeoiaquim
c) Jeremias 1:3 c.c. 2 Rs 24.18-25.21; 2 Cr 36.10-21 - Zedequias. 








JEREMIAS



INTRODUÇÃO



·         Jeremias

Filho de Hilquias e profeta israelita em Judá por 40 anos. Jeremias profetizou durante os reinados dos cinco últimos reis de Judá: Josias, Jeoacaz, Jeoaquim, Joaquim e Zedequias. Ele ficou conhecido por ser ignorado por quase todo mundo em Judá, embora todos quisessem sua atenção. Jeoaquim queimou um rolo com as profecias de Jeremias; Zedequias mandou colocá-lo na prisão; vários funcionários da Corte tentaram matá-lo. A história e as profecias de Jeremias estão registradas no livro de Jeremias. Os profetas Sofonias e Habacuque foram seus contemporâneos.

·         Jeremias, livro de

Vigésimo quarto livro do Antigo Testamento e segundo dos profetas maiores. O livro mostra como Deus deu a Jeremias as palavras que deveria dizer, o que ele disse ao povo de Judá e o que aconteceu quando o povo se cansou de ouvir todas essas más notícias. O livro de Jeremias é conhecido por terminar exatamente como Deus predisse que faria. O livro de Habacuque foi escrito durante o mesmo período..

Fonte: Dicionário Bíblico Ilustrado para a Família.


ESBOÇO


JEREMIAS, UM GUERREIRO DE DEUS, 1:1-33:26



A Convocação: Chamada e Comissão de Jeremias, 1:1-19

A vocação de Jeremias, 1:1-10





ANATOTE
(moderna Anata)


Israel, Anathoth, Anata, ras el-harrubeh, jeremiah's birthplace, birthplace, jeremiah, Ruin, archaeology, antiquity, artifacts, remains, birthplaces, ruins
Israel, Anathoth, Anata, ras el-harrubeh, jeremiah's birthplace, birthplace, jeremiah, Ruin, archaeology, antiquity, artifacts, remains, birthplaces, ruins 



ANATHOTH


Anathoth, modern Anata, 
was Jeremiah's birthplace. 
The possible ruins of ancient Anathoth 
may be here at Ras el-Harrubeh in Israel.


Anatote, moderna Anata, 
foi a cidade natal de Jeremias. 
As possíveis ruínas da antiga Anatote 
podem estar aqui em Ras el-Harrubeh em Israel













Chamada e Comissão de Jeremias


jeremiah bible photo: Jeremiah 1:5 jeremiah15.jpg



Jeremiah 1
4 Then the word of the LORD came unto me, saying, 

5 Before I formed thee in the belly I knew thee; and before thou camest forth out of the womb I sanctified thee, and I ordained thee a prophet unto the nations. 

6 Then said I, Ah, Lord GOD! behold, I cannot speak: for I am a child. 

7 But the LORD said unto me, Say not, I am a child: for thou shalt go to all that I shall send thee, and whatsoever I command thee thou shalt speak. 

8 Be not afraid of their faces: for I am with thee to deliver thee, saith the LORD. 
9 Then the LORD put forth his hand, and touched my mouth. And the LORD said unto me, Behold, I have put my words in thy mouth. 



Jeremías 1
4 Fué pues palabra de Jehová á mí, diciendo: 

5 Antes que te formase en el vientre te conocí, y antes que salieses de la matriz te santifiqué, te dí por profeta á las gentes. 

6 Y yo dije: ­Ah! ­ah! ­Señor Jehová! He aquí, no sé hablar, porque soy niño. 

7 Y díjome Jehová: No digas, soy niño; porque á todo lo que te enviaré irás tú, y dirás todo lo que te mandaré. 

8 No temas delante de ellos, porque contigo soy para librarte, dice Jehová. 
9 Y extendió Jehová su mano, y tocó sobre mi boca; y díjome Jehová: He aquí he puesto mis palabras en tu boca. 



Jeremias 1
4 Assim veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: 

5 Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta. 

6 Então disse eu: Ah, Senhor DEUS! Eis que não sei falar; porque ainda sou um menino. 

7 Mas o SENHOR me disse: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás. 

8 Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar, diz o SENHOR. 
9 E estendeu o SENHOR a sua mão, e tocou-me na boca; e disse-me o SENHOR: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca; 







A visão da vara de amendoeira, 1:11,12






almond tree photo:  432.jpg
Amendoeira - (Almond Tree)







A visão da panela ao fogo, 1:13-19







frying pan photo: eggs cooking eggscooking.gif
fire animated photo: animated fire Fireplace_small_animated.gif


Jeremiah 1
13 And the word of the LORD came unto me the second time, saying, What seest thou? And I said, I see a seething pot; and the face thereof is toward the north. 

14 Then the LORD said unto me, Out of the north an evil shall break forth upon all the inhabitants of the land. 





Jeremías 1
13 Y fué á mí palabra de Jehová segunda vez, diciendo: ¿Qué ves tú? Y dije: Yo veo una olla que hierve; y su haz está de la parte del aquilón. 

14 Y díjome Jehová: Del aquilón se soltará el mal sobre todos los moradores de la tierra. 




Jeremias 1
13 E veio a mim a palavra do SENHOR segunda vez, dizendo: Que é que vês? E eu disse: Vejo uma panela a ferver, cuja face está para o lado do norte. 

14 E disse-me o SENHOR: Do norte se descobrirá o mal sobre todos os habitantes da terra. 











Jeremias 1
13 Outra vez me meio a palavra do SENHOR, dizendo: 
Que vês?  Eu respondi: Vejo uma panela ao fogo, 
cuja boca se inclina do norte.
14 Disse-me o SENHOR: 
Do norte se derramará o mal 
sobre todos os habitantes da terra.
(BVN)


13. Panela, um utensílio doméstico para cozer alimentos ou lavar roupas. Era levada à fervura, soprando-se o fogo. Norte, a região de onde vêm as calamidades.

14. Do norte. Era o caminho normal de qualquer invasão das grandes nações de então, a não ser o Egito, que viria do sul.


Notas de rodapé da Bíblia Vida Nova








N.Hom. Este capítulo nos ensina que é a vocação de Deus que forma um profeta e não a educação humana.  É Deus que o chama, v 5; é Deus que inspira sua pregação, v 7; é Deus que o protege, v 8; é Deus que determina a forma da sua ação, v. 10. Obedecer à vocação já traz consigo mesmo o poder para cumpri-la, mas desobedecer produz a derrota total, v 17.



Fonte: Bíblia Vida Nova



Situação de Judá, 2:1-13:27

Enfermidade, 2:1-6:30

O amor de Deus e a rebeldia do povo, 2:1-8
Perfídia sem exemplo, 2:9-19







Babylonian Lion photo BabylonianLion.jpg
Babylonian Lion - (Leão Babilônico)


Jeremias 2:15 Os leões novos rugiram contra ele, levantaram a sua voz; da terra dele fizeram uma desolação; as suas cidades estão queimadas, e não há que nelas habite. (BVN)

15. Leões. Símbolo da Assíria e de suas frequentes invasões contra Israel. No singular, um símbolo de Nabucodonosor de Babilônia, e mais tarde de Ciro da Pérsia, que realmente eram continuadores das obras da Assíria.



Nota de rodapé da Bíblia Vida Nova




Israel adorou a Baal, 2:20-37







N. Hom. O segundo capítulo descreve o paganismo, a rebelião e a desgraça total que sempre surgem quando os ministros procuram ser fiéis a Deus, pregando e vivendo Sua palavra. Compare vv 4, 8, e 37.


Fonte: Bíblia Vida Nova



A clemência de Deus apesar da infidelidade do povo, 3:1-4:4





N. Hom. A prostituição descrita neste capítulo é o fato de ir-se atrás de outros deuses, da maneira descrita em Dt 13:1-11, ou deixar de adorar a Deus da maneira descrita em Rm 12:1-2, servindo-O integralmente. A falta de fidelidade à nossa vocação cristã é uma das formas mais condenáveis da prostituição.


Fonte: Bíblia Vida Nova



Vem do norte o mal, 4:5-31





N. Hom. O quarto capítulo mostra-nos que uma reforma religiosa que não traz o verdadeiro arrependimento e a religião em espírito e em verdade, é como semear entre espinhos e preparar a destruição descrita nos vv 5-31. Há necessidade de haver conversão (v 1), vida moral (v 2), renovação do ser (v 3), e pureza de coração (v 4). 


Fonte: Bíblia Vida Nova



Os pecados de Jerusalém e de Judá, 5:1-31




N. Hom. O quinto capítulo ensina-nos que: 1) A desgraça nacional é o efeito imediato de todas as classes sociais viverem longe de Deus, vv 1-6; 2) A idolatria causa uma série de imoralidades que levam à retirada do apoio divino, 7-11; 3) Quando a palavra de Deus não é fielmente pregada (13) e respeitada (12), torna-se um objeto de condenação e de destruição (14) (cf Rm 7:7-14); 4) Viver longe de Deus é insensatez e rebelião (21,23).


Fonte: Bíblia Vida Nova




Jerusalém será sitiada, 6:1-8
As iniquidades de Jerusalém são a causa de sua queda, 6:9-21








Jeremiah 6:16 Thus saith the LORD, Stand ye in the ways, and see, and ask for the old paths, where is the good way, and walk therein, and ye shall find rest for your souls. But they said, We will not walk therein. 


Jeremías 6:16 Así dijo Jehová: Paraos en los caminos, y mirad, y preguntad por las sendas antiguas, cuál sea el buen camino, y andad por él, y hallaréis descanso para vuestra alma. Mas dijeron: No andaremos. 


Jeremias 6:16 Assim diz o SENHOR: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas; mas eles dizem: Não andaremos nele. 










16 Veredas...caminhos. Se procurassem as veredas antigas encontrariam o caminho do Senhor e o descanso (Dt 32:7). Judá não queria nem procurar nem seguir tal caminho.


Nota de rodapé da  Bíblia Vida Nova



O inimigo do Norte, 6:22-26
O trabalho inútil de Jeremias, 6:27-30

Insensatez, 7:1-8:3

O templo não protege a nação iníqua, 7:1-15





Templo de Salomão
(Solomon's Temple)

Solomon's Temple photo: solomons temple temple.jpg






Necessidade de Arrependimento e Conversão
O Templo não Protege a Nação Iníqua




Jeremiah 7:3 Thus saith the LORD of hosts, the God of Israel, Amend your ways and your doings, and I will cause you to dwell in this place. 


Jeremías 7:3 Así ha dicho Jehová de los ejércitos, Dios de Israel: Mejorad vuestros caminos y vuestras obras, y os haré morar en este lugar. 


Jeremias 7:3 Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Melhorai os vossos caminhos e as vossas obras, e vos farei habitar neste lugar. 








Jeremias 7
1 Palavra que da parte do SENHOR foi dita a Jeremias:
2 Põe-te à porta da casa do SENHOR, e dize:
Ouvi a palavra do SENHOR, todos de Judá,
vós os que entrais por estas portas, para adorardes ao SENHOR.
3 Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel:
Emendai os vossos caminhos e as vossas obras,
e eu vos farei habitar neste lugar.
4 Não confieis em palavras falsas, dizendo:
Templo do SENHOR, templo do SENHOR é este.
(BVN)




7:1-15 O Sermão do templo (comp com 26:4-6). V 4, a presença do templo era ilusoriamente interpretado como certeza necessária da proteção de Deus (Is 31:4; para uma tríplice ênfase, comp. Jr 22:29; Is 6:3). Jeremias discordava (Mq 3:12); era necessária uma completa transformação moral (v 5,6; com Os 4:2; Mq 6:8). Assim como Silo (29 quilômetros ao norte de Jerusalém), o centro mais antigo de adoração, fora destruída (em cerca de 1050 a.C., nos dias de Samuel; comparar com 1 Sm 4-6; Sl 78:56-72), semelhantemente também esta casa, contaminada pela idolatria, seria destruída (v 11; comp. Mt 21:13). Imediatamente depois desse sermão, Jeremias foi aprisionado (vd 26:8).


Nota de rodapé da  Bíblia Vida Nova





A intercessão do profeta não salvará o povo rebelde, 7:16-20






Jeremias 7
16Tu, pois, não intercedas por este povo, nem levantes por ele clamor ou oração, nem me importunes, porque eu não te ouvirei.
 (BVN)



16 Não intercedas. Deus proíbe a Jeremias interceder por Judá, embora isso fizesse parte de seu ofício profético. Deus não ouviria (15:1).



Nota de rodapé da  Bíblia Vida Nova



A mera multiplicação dos sacrifícios é debalde, 7:21-28
Judá rejeitada por Deus, 7:29-8:3




N.Hom. O sétimo capítulo nos ensina que nada que possuímos, nem mesmo o próprio templo, e nada que fazemos, nem mesmo os próprios sacrifícios prescritos na lei, podem nos tonar justos perante Deus e merecedores do seu favor. Não podemos nem mesmo depender das intercessões dos servos de Deus. O único caminho é aceitar o perdão e a restauração que só Deus pode conceder, o que Ele faz graciosamente (Rm 5:1-11).



Fonte:   Bíblia Vida Nova



Cegueira espiritual, 8:4-9:1




Cegueira Espiritual


Jeremias 8:4-9:1; 5:21; Salmo 82:5; 
Isaías  6:9,10; 43:8; 56:10; 59;10; João 12:40





Jeremiah 5:21 Hear now this, O foolish people,
and without understanding; which have eyes, 
and see not; which have ears, and hear not: 

Jeremías 5:21 Oid ahora esto, pueblo necio 
y sin corazón, que tienen ojos y no ven, 
que tienen oídos y no oyen: 

Jeremias 5:21 Ouvi agora isto, ó povo insensato, 
e sem coração, que tendes olhos e não vedes, 
que tendes ouvidos e não ouvis.  









O castigo é inevitável, 8:4-17
A dor do profeta por causa da ruína do povo, 8:18-9:1




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Jeremias 8:7 Até a cegonha no céu conhece as suas estações; 
a rola, a andorinha e o grou observam o tempo da sua arribação; 
mas o meu povo não conhece o juízo do SENHOR.




7 Lista de aves migratórias da Palestina, conhecidas por sua pontualidade na partida e na chegada, em estações próprias. Judá, porém, não podia reconhecer que já passara o tempo de retornar a Jeová, por ignorância de leis morais e espirituais.







N.Hom. O oitavo capítulo nos ensina que converter-nos e buscar a deus é nosso culto racional, a única maneira de vier digna de um ser humano. É tão natural como um homem que tropeçou levantar-se, como um viajante se conservar perto da estrada, como um simples pássaro migrar segundo as estações, 1-7. É tão lógico que só um falso pastor, um teólogo inimigo da palavra de Deus (v 8) poderia persuadir ao povo de que a paz com Deus se obtém superficialmente (v 11), sem a plenitude da conversão.



Fonte:   Bíblia Vida Nova




Traição, 9:2-22

Ameaças de ruína e exílio, 9:2-22

Idolatria, 9:23-10:25

Conhecer a Deus constitui a glória do homem, 9:23-26





N.Hom. O nono capítulo ensina-nos que as coisas que os homens buscam com grande cobiça, das quais se jactam depois de obtê-las, não constituem a glória e a felicidade do homem. A riqueza é esbanjada (Lc 15:11-24), a sabedoria se transforma em loucura (1 Co 1:18-25), o poder desfalece (Sl 102:23), mas a misericórdia de Deus não tem medida (Sl 103:8-14), e Sua palavra permanece eternamente, (Is 40:6-8). Conhecer a Deus é a chave da vida (9:23-26).

Fonte:   Bíblia Vida Nova 



Contraste entre o SENHOR e os ídolos, 10:1-16
Lamento sobre a desolação de Judá, 10:17-25

Infidelidade, 11:1-12:17

A aliança é violada, 11:1-17







Jeremias 11
2 Ouve as palavras desta aliança, e fala aos homens de Judá, 
e aos habitantes de Jerusalém:
(BVN)


11:2 Aliança. Há duas espécies de aliança entre Deus e o homem:

1) Alianças incondicionais, como as promessas a Noé (Gn 9:8-17); a Abraão (Gn 12:1-3); a Davi (2 Sm 7:14,15; Jr 33:17); a Israel para o futuro (Jr 31:31-34);


2) Alianças condicionais, como as que foram dadas a Moisés para Israel (Êx 19:5,6,10); a Israel quanto a sua volta à Palestina (Dt 30:1-10).


Fonte:   Bíblia Vida Nova 




Conspiração contra Jeremias, 11:18-23





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Jeremias 11:19 Eu era como manso cordeiro, que é levado ao matadouro; porque eu não sabia que tramavam projetos contra mim, dizendo: Destruamos a árvore com o seu fruto; a ele cortemo-lo da terra dos viventes, e não haja mais memória do seu nome. (BVN)


19 Mansos cordeiros. Confiantes, sem suspeita. Tramavam. Lit. tecer como se fosse um material, mostrando assim astúcia, como um artífice tecendo em sentido malicioso.


Fonte:   Bíblia Vida Nova 









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Jeremias 11:20 Mas, ó SENHOR dos Exércitos, justo Juiz, que provas o mais íntimo do coração, veja eu a tua vingança sobre eles; pois a ti revelei a minha causa . (BVN)


20 Deus conhece as emoções e as afeições do homem, bem como seus pensamentos e propósitos (17:10; 20:12; Sf 7:9; 26:2). Íntimo do coração, lit testa os rins e o coração. Rins. O “eu” mais íntimo, que simboliza a sede dos sentimentos (Pv 23:16; Sl 16:7; 73:21; Jó 19:27). A palavra “coração” é usada para significar a sede do entendimento (Pv 15:14; 20:5).



Fonte:   Bíblia Vida Nova 






CANAÃ
As Doze Tribos




N.Hom. O décimo primeiro capítulo nos ensina que as promessas de Deus, Sua graça e Seu amor, se tornam em castigo e tormento para os rebeldes que recusam-se a aceitá-las, 1-7. Quando o povo de Israel recebeu a Terra Prometida, foi cientificado de que a terra lhe seria uma maldição se desobedecesse à Palavra de Deus, Lv 26:14-39; são as ameaças da aliança, v 8. Assim acontece também com os que não creem em Jesus, Jo 3:18-36.



Fonte:   Bíblia Vida Nova 





A queixa de Jeremias, 12:1-4

A resposta de Deus, 12:5,6

Deus castiga os devastadores do país, 12:7-13

As finalidades do castigo de Deus, 12:14-17

Teimosia, 13:1-27


O cinto de linho, 13:1-11





O Cinto de Linho




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Jeremiah 13:11 For as the girdle cleaveth to the loins of a man, so have I caused to cleave unto me the whole house of Israel and the whole house of Judah, saith the LORD; that they might be unto me for a people, and for a name, and for a praise, and for a glory: but they would not hear. 


Jeremías 13:11 Porque como el cinto se junta á los lomos del hombre, así hice juntar á mí toda la casa de Israel y toda la casa de Judá, dice Jehová, para que me fuesen por pueblo y por fama, y por alabanza y por honra: empero no escucharon. 


Jeremias 13:11 Porque, como o cinto está pegado aos lombos do homem, assim eu liguei a mim toda a casa de Israel, e toda a casa de Judá, diz o SENHOR, para me serem por povo, e por nome, e por louvor, e por glória; mas não deram ouvidos. 





13:1 Linho  Era o material usado para as vestes dos sacerdotes (Êx 28:42), pelo que Israel seria um povo santo e sacerdotal. Era considerado o melhor dos materiais, por evitar o suor com seu cheiro desagradável, servindo assim de símbolo apropriado para o povo escolhido por Deus. Cinto. Denota a proximidade especial e o propósito ornamental de Israel para Jeová. Não o metas na água. Possivelmente para diminuir seu conforto no uso, ou para ilustrar o pecado do povo ao mostrar quão sujos estavam.



Fonte:   Bíblia Vida Nova  









O jarro quebrado, 13:12-14






O Jarro quebrado



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Jeremiah 13
12 Therefore thou shalt speak unto them this word; Thus saith the LORD God of Israel, Every bottle shall be filled with wine: and they shall say unto thee, Do we not certainly know that every bottle shall be filled with wine? 

13 Then shalt thou say unto them, Thus saith the LORD, Behold, I will fill all the inhabitants of this land, even the kings that sit upon David's throne, and the priests, and the prophets, and all the inhabitants of Jerusalem, with drunkenness. 

14 And I will dash them one against another, even the fathers and the sons together, saith the LORD: I will not pity, nor spare, nor have mercy, but destroy them. 



Jeremías 13
12 Les dirás pues esta palabra: Así ha dicho Jehová, Dios de Israel: Henchiráse de vino todo odre. Y ellos te dirán: ¿No sabemos que todo odre se henchirá de vino? 
13 Entonces les has de decir: Así ha dicho Jehová: He aquí que yo lleno de embriaguez todos los moradores de esta tierra, y á los reyes de la estirpe de David que se sientan sobre su trono, y á los sacerdotes y profetas, y á todos los moradores de Jerusalem; 

14 Y quebrantarélos el uno con el otro, los padres con los hijos juntamente, dice Jehová: no perdonaré, ni tendré piedad ni misericordia, para no destruirlos.



Jeremias 13
12 Portanto, dize-lhes esta palavra: Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Todo o odre se encherá de vinho; e dir-te-ão: Porventura não sabemos nós muito bem que todo o odre se encherá de vinho? 

13 Mas tu dize-lhes: Assim diz o SENHOR: Eis que eu encherei de embriaguez a todos os habitantes desta terra, e aos reis da estirpe de Davi, que estão assentados sobre o seu trono, e aos sacerdotes, e aos profetas, e a todos os habitantes de Jerusalém. 

14 E fá-los-ei em pedaços atirando uns contra os outros, e juntamente os pais com os filhos, diz o SENHOR; não perdoarei, nem pouparei, nem terei deles compaixão, para que não os destrua. 







14 Uns contra os outros. A intoxicação do povo de Judá tornar-se-ia uma origem de destruição mútua.


Fonte:   Bíblia Vida Nova  











Apelo e ameaças finais, 13:15-27




N.Hom. Capítulo 13 nos ensina que um povo ou igreja que deixa de ficar em íntima comunhão com Deus, é lançado fora da presença divina, restando-lhe então a completa destruição (1-11), comp.  Jo 15:1-11; Rm 14-32. A mesma coisa acontece com o corpo humano que, criado para ser templo do Espírito Santo, se entrega às dissoluções (12-14). Comp. 1 cor 6:19; Rm 12.1.


Fonte:   Bíblia Vida Nova  



Batalha de Jeremias, 14:1-33:26

Ternura por Judá, 14:1-15:9

Grande seca em Judá, 14:1-6
Rejeitada a primeira intercessão de Jeremias, 14:7-12
Rejeitada a segunda intercessão de Jeremias, 14:13-18
Rejeitada em absoluto a terceira intercessão de Jeremias, 14:19-15:9

Amargura por causa de Judá, 15:10-21

O SENHOR conforta ao seu profeta, 15:10-21










Jeremiah 15:16 Thy words were found, and I did eat them; and thy word was unto me the joy and rejoicing of mine heart: for I am called by thy name, O LORD God of hosts. 


Jeremías 15:16 Halláronse tus palabras, y yo las comí; y tu palabra me fué por gozo y por alegría de mi corazón: porque tu nombre se invocó sobre mí, oh Jehová Dios de los ejércitos. 


Jeremias 15:16 Achando-se as tuas palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração; porque pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR Deus dos Exércitos. 









16 A vocação do servo de Deus é deixar Sua palavra ser a fonte vital que determina suas atividades e seus pensamentos.



Fonte:   Bíblia Vida Nova  



Solidão em Judá, 16:1-21

      A vida solitária do profeta, figura do povo, 16:1-21











Jeremiah 16:19a “O LORD, my strength, and my fortress, and my refuge in the day of affliction,...” 


Jeremías 16:19a “Oh Jehová, fortaleza mía, y fuerza mía, y refugio mío en el tiempo de la aflicción; ...”


Jeremias 16:19a O SENHOR, fortaleza minha, e força minha, e refúgio meu no dia da angústia; ...”






Testemunho a Judá, 17:1-27

O pecado engana e destrói, 17:1-11




Confiança somente no Senhor





Jeremiah 17
7 Blessed is the man that trusteth in the LORD, and whose hope the LORD is. 

8 For he shall be as a tree planted by the waters, and that spreadeth out her roots by the river, and shall not see when heat cometh, but her leaf shall be green; and shall not be careful in the year of drought, neither shall cease from yielding fruit. 

9 The heart is deceitful above all things, and desperately wicked: who can know it? 

10 I the LORD search the heart, I try the reins, even to give every man according to his ways, and according to the fruit of his doings. 



Jeremías 17
7 Bendito el varón que se fía en Jehová, y cuya confianza es Jehová. 

8 Porque él será como el árbol plantado junto á las aguas, que junto á la corriente echará sus raices, y no verá cuando viniere el calor, sino que su hoja estará verde; y en el año de sequía no se fatigará, ni dejará de hacer fruto. 

9 Engañoso es el corazón más que todas las cosas, y perverso; ¿quién lo conocerá? 

10 Yo Jehová, que escudriño el corazón, que pruebo los riñones, para dar á cada uno según su camino, según el fruto de sus obras. 



Jeremias 17

7 Bendito o homem que confia no SENHOR, e cuja confiança é o SENHOR. 

8 Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto. 

9 Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? 

10 Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações. 










7 Este é o único penhor da vida eterna e da comunhão com Deus aqui na terra.

8 Vd Salmo 1, palavras do rei Davi, resumidas neste versículo.

9 Enganoso, traiçoeiro, astucioso. Corrupto. Perigosamente enfermo, incurável.


10 Somente Deus pode julgar o homem por seus sentimentos secretos.


Fonte:   Bíblia Vida Nova  



Jeremias clama a Deus que o socorra dos seus inimigos, 17:12-18








Jeremiah 17:14 Heal me, O LORD, and I shall be healed; save me, and I shall be saved: for thou art my praise. 


Jeremías 17:14 Sáname, oh Jehová, y seré sano; sálvame, y seré salvo: porque tú eres mi alabanza. 


Jeremias 17:14 Cura-me, SENHOR, e sararei; salva-me, e serei salvo; porque tu és o meu louvor. 







A santificação do sábado, 17:19-27




Jesus Ressuscitou! Aleluia!





N.Hom. O sábado  (19-27), é a festa religiosa semanal relembrando que tudo o que somos e o que temos é dado somente por Deus, o Criador. Observa-se pelo descanso das atividades diárias, como tempo de refrigério espiritual e mental, um dom de Deus concedido aos homens. Êx 16:29; Mc 2:27. O domingo dos crentes aponta para a nova Criação, eterna e gloriosa, garantida pela ressurreição de Jesus.


SÁBADO - Comentários sobre o Sábado:

1. Should Christians Worship on Saturday or Sunday?


3. Porque o Domingo e não o Sábado







A Visita à Casa do Oleiro, 18:1-23

O vaso do oleiro, 18:1-17







clay pot art photo: Cuffed Clay Pot Cuff_Clay_Pot.jpg











Me arrependerei do mal.  “Arrepender-se” neste sentido quer dizer apenas “desviar-se” “voltar atrás”; e a palavra “mal” quer dizer “desgraça” e “punição”.


Fonte:   Bíblia Vida Nova  



O profeta ora contra contra seus inimigos, 18:18-23





N.Hom. O décimo oitavo capítulo revela a soberania de Deus sobre a história humana, assim como o oleiro determina que tipo de vaso vai fabricar, devolvendo-o à forma de matéria-prima bruta se não fica à altura da intenção do criador, vv 1-9. Há, porém no caso do homem, a possibilidade do arrependimento, v 11. Se o homem não se converter, então fica mais afastado da intenção do Criador, do que qualquer coisa em toda a natureza, vv 13-17.


Fonte:   Bíblia Vida Nova  



O Despedaçamento do Vaso de Barro, 19:1-15

A botija quebrada, 19:1-15






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Jeremiah 19
10 Then shalt thou break the bottle in the sight of the men that go with thee, 

11 And shalt say unto them, Thus saith the LORD of hosts; Even so will I break this people and this city, as one breaketh a potter's vessel, that cannot be made whole again: and they shall bury them in Tophet, till there be no place to bury. 



Jeremías 19
10 Y quebrarás la vasija ante los ojos de los varones que van contigo, 

11 Y les dirás: Así ha dicho Jehová de los ejércitos: Así quebrantaré á este pueblo y á esta ciudad, como quien quiebra un vaso de barro, que no puede más restaurarse; y en Topheth se enterrarán, porque no habrá otro lugar para enterrar. 



Jeremias 19

10 Então quebrarás a botija à vista dos homens que forem contigo. 

11 E dir-lhes-ás: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Deste modo quebrarei eu a este povo, e a esta cidade, como se quebra o vaso do oleiro, que não pode mais refazer-se, e os enterrarão em Tofete, porque não haverá mais lugar para os enterrar. 





O Encontro com Pasur, 20:1-18

Amaldiçoado Pasur, que meteu o profeta no tronco, 20:1-6





jeremiah, pashur, Priest, punish, punishes, punished, punishing, punishment, punisher, punishers, punisher's, punishers', temple, jeremiah 20:1-6, beaten, stock, chastise, correct, lash, discipline, beat, whip, Scourge, kick, pummsdel, flog


Jeremiah 20
1 Now Pashur the son of Immer the priest, who was also chief governor in the house of the LORD, heard that Jeremiahprophesied these things. 

2 Then Pashur smote Jeremiah the prophet, and put him in the stocks that were in the high gate of Benjamin, which was by the house of the LORD. 



Jeremías 20
1 Y PASHUR sacerdote, hijo de Immer, que presidía por príncipe en la casa de Jehová, oyó á Jeremías que profetizaba estas palabras. 

2 E hirió Pashur á Jeremías profeta, y púsole en el cepo que estaba á la puerta de Benjamín en lo alto, la cual conducía á la casa de Jehová. 



Jeremias 20

1 E Pasur, filho de Imer, o sacerdote, que havia sido nomeado presidente na casa do SENHOR, ouviu a Jeremias, que profetizava estas palavras. 

2 E feriu Pasur ao profeta Jeremias, e o colocou no cepo que está na porta superior de Benjamim, na casa do SENHOR. 










20:1,2 Pasur...presidente, no heb, dirigente. Alto funcionário que neste caso é o assistente do sumo sacerdote. Ele estava encarregado dos guardas do templo que açoitaram a Jeremias (Dt 25:3; 2 Co 11:24). Tronco, lit., aquilo que distorce. A cabeça, as mãos e os pés eram colocados em cinco perfurações separadas. O corpo era mantido numa posição vergada, torta ou distorcida, que causava dor.


Fonte:   Bíblia Vida Nova  




O lamento do profeta, 20:7-13








Jeremiah 20
8 For since I spake, I cried out, I cried violence and spoil; because the word of the LORD was made a reproach unto me, and a derision, daily. 

9 Then I said, I will not make mention of him, nor speak any more in his name. But his word was in mine heart as a burning fire shut up in my bones, and I was weary with forbearing, and I could not stay. 



Jeremías 20
8 Porque desde que hablo, doy voces, grito, Violencia y destrucción: porque la palabra de Jehová me ha sido para afrenta y escarnio cada día. 
9 Y dije: No me acordaré más de él, ni hablaré más en su nombre: empero fué en mi corazón como un fuego ardiente metido en mis huesos, trabajé por sufrirlo, y no pude. 


Jeremias 20

8 Porque desde que falo, grito, clamo: Violência e destruição; porque se tornou a palavra do SENHOR um opróbrio e ludíbrio todo o dia. 

9 Então disse eu: Não me lembrarei dele, e não falarei mais no seu nome; mas isso foi no meu coração como fogo ardente, encerrado nos meus ossos; e estou fatigado de sofrer, e não posso mais. 










20:8 Opróbrio. Palavra que significa, vergonha, desonra, ignomínia. A raiz do termo significa "inundar". Ludibrio. Derivado do vocábulo desprezar, falar de modo ininteligível (como que imitando um estrangeiro), zombar, escarnecer. O mundo é tão pecador que os que anunciam a mensagem de Deus, são considerados pelo mundo marginais. 


Fonte:   Bíblia Vida Nova  






Jeremias amaldiçoa o dia de seu nascimento, 20:14-18

Conselho sobre Rendição, 21:1-14

Predita a destruição de Jerusalém por Nabucodonosor, 21:1-14

Exigência de Justiça, 22:1-23:8

Profecia contra a casa real de Judá, 22:1-9
Contra Salum, rei de Judá, 22:10-12
Contra Jeoaquim, rei de Judá, 22:13-23
Contra Jeonias, rei de Judá, 22:24-30
O Renovo de Davi, 23:1-4
O Renovo de Justiça, 23:5-8 (Jr 33:14-16)



Jesus Cristo

O Renovo de Davi
Jeremias 23:1-8 com Isaías 6:13; 11:1






Jeremiah 23:5 Behold, the days come, saith the LORD, that I will raise unto David a righteous Branch, and a King shall reign and prosper, and shall execute judgment and justice in the earth. 


Jeremías 23:5 He aquí que vienen los días, dice Jehová, y despertaré á David renuevo justo, y reinará Rey, el cual será dichoso, y hará juicio y justicia en la tierra. 


Jeremias 23:5 Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, sendo rei, reinará e agirá sabiamente, e praticará o juízo e a justiça na terra. 







23:5 Renovo Justo. Uma referência clara a Jesus, como Messias reinante.
Jesus não reinou por ocasião de Seu primeiro advento, pelo que isso é uma profecia sobre acontecimentos ainda futuros. E em todas as profecias devem ser aplicadas as regras dadas pelo próprio Jeremias (Jr 18:7-9).

23:6 Senhor Justiça Nossa, no heb. Jeová-Tsidkenu ou Jeová Justiça Nossa.
Isso faz do Renovo, Jesus Cristo, co-possuidor do “glorioso nome” de Sl 72:19; 83:18; Is 42:8. Uma observação de Jesus declarava Sua própria igualdade com o Pai (Jo 5:18; F 2:6). A presença de Jeová a reinar no monte Sião (Mq 4:7; Zc 14:3,4,9,16,17) deve ser uma referência ao futuro reino terrestre do Senhor Jesus Cristo. Jesus é a fonte de nossa retidão. Foi prometida restauração tanto a Judá como a Israel, sob o seu reinado.






Uma Denúncia contra os Profetas Falsos, 23:9-40

Contra os falsos profetas, 23:9-40



Proximidade Divina




Jeremiah 23
23 Am I a God at hand, saith the LORD, and not a God afar off? 

24 Can any hide himself in secret places that I shall not see him? saith the LORD. Do not I fill heaven and earth? saith the LORD. 




Jeremías 23
23 ¿Soy yo Dios de óo acá, dice Jehová, y no Dios de mucho ha? 
24 ¿Ocultaráse alguno, dice Jehová, en escondrijos que yo no ó vea? ¿No hincho yo, dice Jehová, el cielo y la tierra? 


Jeremias 23

23 Porventura sou eu Deus de perto, diz o SENHOR, e não também Deus de longe? 

24 Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? Diz o SENHOR. Porventura não encho eu os céus e a terra? Diz o SENHOR. 





Denúncia contra os Falsos Profetas

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Jeremiah 23
30 Therefore, behold, I am against the prophets, saith the LORD, that steal my words every one from his neighbour. 

31 Behold, I am against the prophets, saith the LORD, that use their tongues, and say, He saith. 

32 Behold, I am against them that prophesy false dreams, saith the LORD, and do tell them, and cause my people to err by their lies, and by their lightness; yet I sent them not, nor commanded them: therefore they shall not profit this people at all, saith the LORD. 


Jeremías 23
30 Por tanto, he aquí yo contra los profetas, dice Jehová, que hurtan mis palabras cada uno de su más cercano. 
31 He aquí yo contra los profetas, dice Jehová, que endulzan sus lenguas, y dicen: El ha dicho. 

32 He aquí yo contra los que profetizan sueños mentirosos, dice Jehová y contáronlos, é hicieron errar á mi pueblo con sus mentiras y con sus lisonjas, y yo no los envié, ni les mandé; y ningún provecho hicieron á este pueblo, dice Jehová. 


Jeremias 23

30 Portanto, eis que eu sou contra os profetas, diz o SENHOR, que furtam as minhas palavras, cada um ao seu próximo. 

31 Eis que eu sou contra os profetas, diz o SENHOR, que usam de sua própria linguagem, e dizem: Ele disse. 

32 Eis que eu sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz o SENHOR, e os contam, e fazem errar o meu povo com as suas mentiras e com as suas leviandades; pois eu não os enviei, nem lhes dei ordem; e não trouxeram proveito algum a este povo, diz o SENHOR. 












N. Hom. O capítulo 23 ensina-nos sobre os falsos profetas: são a causa da desgraça da nação inteira (9-10), e de si mesmos (12). Alguns pregam um teologia errada (13); outros, pelo seu comportamento errado, dão uma desculpa para os pagãos não se converterem (14). Se erro básico é não falar segundo a vontade de deus (16,18,21), e ainda, falar em nome de Deus aquilo que lhes ocorre à mente (25-32).


Fonte:   Bíblia Vida Nova  




As Duas Cestas de Figos, 24:1-10

A visão dos dois centos de figos, 24:1-10






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Jeremiah 24
5 Thus saith the LORD, the God of Israel; Like these good figs, so will I acknowledge them that are carried away captive ofJudah, whom I have sent out of this place into the land of the Chaldeans for their good. 
8 And as the evil figs, which cannot be eaten, they are so evil; surely thus saith the LORD, So will I give Zedekiah the king ofJudah, and his princes, and the residue of Jerusalem, that remain in this land, and them that dwell in the land of Egypt: 


Jeremías 24
5 Así ha dicho Jehová Dios de Israel: Como á estos buenos higos, así conoceré la trasportación de Judá al cual eché de este lugar á tierra de Caldeos, para bien. 
8 Y como los malos higos, que de malos no se pueden comer, así, ha dicho Jehová, daré á Sedechîas rey de Judá, y á sus príncipes, y al resto de Jerusalem que quedaron en esta tierra, y que moran en la tierra de Egipto. 


Jeremias 24
5 Assim diz o SENHOR, o Deus de Israel: Como a estes bons figos, assim também conhecerei aos de Judá, levados em cativeiro; os quais enviei deste lugar para a terra dos caldeus, para o seu bem. 

8 E como os figos ruins, que se não podem comer, de ruins que são (porque assim diz o SENHOR), assim entregarei Zedequias, rei de Judá, e os seus príncipes, e o restante de Jerusalém, que ficou nesta terra, e os que habitam na terra do Egito. 




A Taça de Fúria de Deus, 25:1-38

Setenta anos de cativeiro, 25:1-14

O cálice da ira de Deus contra as nações, 25:15-38

O Conflito da Fé, 26:1-29:32

Com os Inimigos, 26:1-24

Jeremias ameaçado de morte, 26:1-19
A execução do profeta Urias, 26:20-24



N. Hom. O capítulo 26 mostra que o ser humano anda tão rebelde contra Deus, que qualquer mensagem que os profetas falam por Sua inspiração é rejeitada, se não fica de acordo com os desejos carnais dos homens (7-9; 20-24). Felizmente, sempre há uma minoria que respeita mais a palavra de Deus do que à palavra dos homens, como aconteceu no caso destes príncipes (12-19).


Fonte:   Bíblia Vida Nova  



Com os Falsos Profetas, 27:1-22

Os canzis simbólicos, 27:1-22

Com Hananias, 28:1-17

A luta de Jeremias com o falso profeta Hananias, 28:1-17

Com Semaías, 29:1-32

A carta de Jeremias aos cativos de Babilônia, 29:1-32










Jeremiah 29
11 For I know the thoughts that I think toward you, saith the LORD, thoughts of peace, and not of evil, to give you an expected end. 

12 Then shall ye call upon me, and ye shall go and pray unto me, and I will hearken unto you. 

13 And ye shall seek me, and find me, when ye shall search for me with all your heart. 



Jeremías 29
11 Porque yo sé los pensamientos que tengo acerca de vosotros, dice Jehová, pensamientos de paz, y no de mal, para daros el fin que esperáis. 

12 Entonces me invocaréis, é iréis y oraréis á mí, y yo os oiré: 

13 Y me buscaréis y hallaréis, porque me buscaréis de todo vuestro corazón. 



Jeremias 29
11 Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. 

12 Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. 

13 E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. 













29:13. Uma chave da religião é reconhecer que Deus se revela na nossa vida somente quando estamos prontos a Lhe entregar tudo o que somos e que temos. 


Fonte:   Bíblia Vida Nova  



A Substância da Fé, 30:1-31:40

Deus promete trazer do cativeiro o Seu povo, 30:1-24




Promessa de Redenção
30:1-24










30:8,9 Nunca mais...escravo (Ez 37:26) O povo hebreu haveria de ver o jugo das nações do mundo tirado de seu pescoço. Seu jugo...teu pescoço.
Em ambos os casos, terceira pessoa, o que é uma referência ao futuro livramento de Israel, e não uma referência ao Israel dos dias de Jeremias. Os capítulos 30-33 esboçam os detalhes do reinado de Cristo: 1) O Messias seria rei sobre Israel (30:9; 33:15-17); 2) Israel será restaurada à terra da Palestina (30:1-14,18-20; 31:10-14,23-38; 32:15-37; 33:7); 3) Israel converter-se-á ao Senhor (30:22; 31:11,31-34; 32:28-40; 33:11); 4 Israel viverá em segurança com a alegria do Senhor como sua porção (30:10; 33:11); 5) O reino milenar de Cristo (Ap 20:6) assinalará o cumprimento das promessas feitas a Israel. Essas promessas estão estabelecidas no eterno amor de Deus e descansam seguramente sobre a Sua fidelidade (31:1-3; 33:14)



Fonte:   Bíblia Vida Nova
  






Promessa de Restauração



Jeremiah 30:17 For I will restore health unto thee, and I will heal thee of thy wounds, saith the LORD; because they called thee an Outcast, saying, This is Zion, whom no man seeketh after. 


Jeremías 30: 17 Mas yo haré venir sanidad para ti, y te sanaré de tus heridas, dice Jehová; porque Arrojada te llamaron, diciendo: Esta es Sión, á la que nadie busca. 


Jeremias 30:17 Porque te restaurarei a saúde, e te curarei as tuas chagas, diz o SENHOR; porquanto te chamaram a repudiada, dizendo: É Sião, já ninguém pergunta por ela. 





Lamento transformado em júbilo, 31:1-30




A Benignidade de Deus

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Jeremiah 31:3 The LORD hath appeared of old unto me, saying, Yea, I have loved thee with an everlasting love: 
therefore with lovingkindness have I drawn thee. 


Jeremías 31:3 Jehová se manifestó á mí ya mucho tiempo há, diciendo: Con amor eterno te he amado; 
por tanto te soporté con misericordia. 



Jeremias 31:3 Há muito que o SENHOR me apareceu, dizendo: Porquanto com amor eterno te amei, 
por isso com benignidade te atraí. 





Esperança em Deus




Jeremiah 31:17 And there is hope in thine end, saith the LORD, 
that thy children shall come again to their own border. 

Jeremías 31:17 Esperanza también hay para tu fin, dice Jehová, 
y los hijos volverán á su término. 


Jeremias 31:17 E há esperança quanto ao teu futuro, diz o SENHOR, porque teus filhos voltarão para os seus termos. 



Firmada nova aliança com Israel, 31:31-40




Nova Aliança
Lei Escrita no Coração


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Jeremiah 31
31 Behold, the days come, saith the LORD, that I will make a new covenant with the house of Israel, and with the house ofJudah: 

32 Not according to the covenant that I made with their fathers in the day that I took them by the hand to bring them out of the land of Egypt; which my covenant they brake, although I was an husband unto them, saith the LORD: 

33 But this shall be the covenant that I will make with the house of Israel; After those days, saith the LORD, I will put my law in their inward parts, and write it in their hearts; and will be their God, and they shall be my people. 

34 And they shall teach no more every man his neighbour, and every man his brother, saying, Know the LORD: for they shall all know me, from the least of them unto the greatest of them, saith the LORD: for I will forgive their iniquity, and I will remember their sin no more. 


Jeremías 31
31 He aquí que vienen días, dice Jehová, en los cuales haré nuevo pacto con la casa de Jacob y la casa de Judá: 

32 No como el pacto que hice con sus padres el día que tomé su mano para sacarlos de tierra de Egipto; porque ellos invalidaron mi pacto, bien que fuí yo un marido para ellos, dice Jehová: 

33 Mas éste es el pacto que haré con la casa de Israel después de aquellos días, dice Jehová: Daré mi ley en sus entrañas, y escribiréla en sus corazones; y seré yo á ellos por Dios, y ellos me serán por pueblo. 

34 Y no enseñará más ninguno á su prójimo, ni ninguno á su hermano, diciendo: Conoce á Jehová: porque todos me conocerán, desde el más pequeño de ellos hasta el más grande, dice Jehová: porque perdonaré la maldad de ellos, y no me acordaré más de su pecado. 


Jeremias 31

31 Eis que dias vêm, diz o SENHOR, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá. 

32 Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o SENHOR. 

33 Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. 

34 E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao SENHOR; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o SENHOR; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados. 









31:31 Nova Aliança. Vd nota em 11:2, os dois reinos compartilharão juntos dessa aliança (eterna aliança, 32:40). Vd 31:31-34; 32:37-41; Hb 8:7-13; 10:15-18. As condições dessa aliança são:
1) Substituirá a antiga aliança que Israel havia quebrado (31:32; Hb 8:7,8);

2) Uma aliança de graça e não de obras (31:32; Hb 8:60;

3) A nova aliança promete o novo nascimento mediante a qual a lei de Deus é escrita nos corações de Seu povo (31:33; 32:39; Hb 8:10; 10:16);

4) A nova aliança promete a conversão da nação de Israel a Deus (31:33-34; 32:38; Hb:10);

5) A nova aliança promete o perdão dos pecados (31:34; Hb 8:12; 10:17);

6) A nova aliança promete a vinda de bênçãos de Deus sobre Israel (32:39,40);

7) A nova aliança é um pacto eterno (32:40);

8) Embora a nova aliança tivesse sido expressamente feita com os filhos de Israel, a epístola aos Hebreus aplica os benefícios da geração, que fluem dessa nova aliança, à Igreja. O atual ministério de nosso Senhor baseia-se em Seu ofício medianeiro de Seu melhor pacto (Hb 8:6). O privilégio dos crentes, durante nosso tempo, de entrar no Santo dos Santos através do sangue de Jesus, diz respeito a essa nova aliança (Hb 10:14-22). A ceia do Senhor baseia-se sobre a nova aliança (Lc 22:20). Isso não significa que a nova aliança deve ser entendida como declaração de que as promessas milenares a Israel não tenham de ser observadas. Essas promessas serão cumpridas (cf Rm 11:26).


Fonte:   Bíblia Vida Nova






A Ação da Fé, 32:1-44

Jeremias compra um campo em Anatote, 32:1-15






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Jeremias pede esclarecimentos a Deus, 32:16-25





Jeremiah 32:17 Ah Lord GOD! behold, thou hast made the heaven and the earth by thy great power and stretched out arm, and there is nothing too hard for thee:


Jeremías 32:17 Oh Señor Jehová! he aquí que tú hiciste el cielo y la tierra con tu gran poder, y con tu brazo extendido, ni hay nada que sea difícil para ti: 



Jeremias 32:17 Ah Senhor DEUS! Eis que tu fizeste os céus e a terra com o teu grande poder, e com o teu braço estendido; nada há que te seja demasiado difícil; 





A resposta de Deus, 32:26-44










Jeremiah 32:27 Behold, I am the LORD, the God of all flesh: is there any thing too hard for me? 


Jeremías 32:27 He aquí que yo soy Jehová, Dios de toda carne; ¿encubriráseme á mí alguna cosa?


Jeremias 32:27 Eis que eu sou o SENHOR, o Deus de toda a carne; acaso haveria alguma coisa demasiado difícil para mim? 








N. Hom. O cap 32 encerra uma lição de fé e de obediência:

1) A situação desesperadora, 1-5;

2) Escutando a Palavra de Deus, 6-7;

3) Obedecendo à Palavra de Deus,  8-12;

4) A consolação e inspiração que brotam desta obediência, 13-15;

5) O resultado final: poder para distinguir os tempos do presente (25-35), e do futuro (36-44), para ser um verdadeiro profeta de Deus.


Fonte:   Bíblia Vida Nova





A Visão da Fé, 33:1-26










Jeremiah 33:3 Call unto me, and I will answer thee, and shew thee great and mighty things, which thou knowest not. 


Jeremías 33:3 Clama á mí, y te responderé, y te enseñaré cosas grandes y dificultosas que tú no sabes. 


Jeremias 33:3 Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes. 





Promessas de paz e prosperidade, 33:1-13
O Renovo de justiça, 33:14-26 (Jr 23:5-6)





Jesus Cristo

O Renovo de Justiça
Jeremias 23:5-6; 33:14-26







Jeremiah 33
14 Behold, the days come, saith the LORD, that I will perform that good thing which I have promised unto the house of Israel and to the house of Judah. 

15 In those days, and at that time, will I cause the Branch of righteousness to grow up unto David; and he shall execute judgment and righteousness in the land. 



Jeremías 33
14 He aquí vienen días, dice Jehová, en que yo confirmaré la palabra buena que he hablado á la casa de Israel y á la casa de Judá. 

15 En aquellos días y en aquel tiempo haré producir á David Pimpollo de justicia, y hará juicio y justicia en la tierra.



Jeremías 33

14 Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que cumprirei a boa palavra que falei à casa de Israel e à casa de Judá; 

15 Naqueles dias e naquele tempo farei brotar a Davi um Renovo de justiça, e ele fará juízo e justiça na terra. 













15 Davi. A aliança com Davi (2 Sm 7:8-17). Promessas:

1) Te fará casa, isto é, família, posteridade. Vd também Is 1:26;

2) Para sempre o trono do Seu reino, autoridade real;

3) Reino, isto é, uma esfera de governo;

4) Para sempre, perpetuidade;

5) Com uma condição: a desobediência resultará em castigo mas não em abrogação da aliança (2 Sm 7:15,16; Sl 89:20-37; Is 24:5; 54:3).

A aliança foi confirmada à Maria (Lc 1:31-33; At 2:29-32; 15:14-17). Vd 33:20-26. Uma forte confirmação à aliança davídica.


16 Senhor, Justiça Nossa. Comparar com 23:5,6. Aqui o título se refere a Jerusalém e não somente ao Messias, que dá seu nome a ela. Ap 3:12. Vd também Is 1:26.


Fonte:   Bíblia Vida Nova











N. Hom. Cap 33 nos ensina que, mesmo no meio da destruição pronunciada contra o povo desobediente (4-5), o arrependimento e a invocação de Deus trará da parte do Senhor as bênçãos de sabedoria (3); Saúde (6); Segurança (6); Restauração (7); Purificação (8); e Júbilo (11). A garantia destas promessas amoráveis é a própria pessoa do Senhor Jesus Cristo, quem nos justifica pela aliança eterna (14-26).


Fonte:   Bíblia Vida Nova




JEREMIAS, UM VIGIA DE DEUS: APRESSANDO A PALAVRA, 34:1-45:5

Escravos Libertados, 34:1-22

Prediz-se a sorte de Zedequias, 34:1-7
As ameaças de Deus por causa da escravatura, 34:8-22



N.Hom. O cap 34 nos mostra que até a sorte dos reis depende da sua obediência à vontade de Deus (1-5), e que esta vontade deve, em geral, imperar nas leis cívicas da nação, 8-11: a chave da compaixão humana é o amor que o próprio Deus mostra para com pessoas fracas e escravizadas, 17-22.


Fonte:   Bíblia Vida Nova






Cap. 35-36 Nesses dois capítulo regressamos ano reinado de Jeoaquim. Cronologicamente, seguem-se no capítulo 26.

Fonte:   Bíblia Vida Nova



Os Recabitas, 35:1-19

A fidelidade dos recabitas, 35:1-19




A Fidelidade dos Recabitas



jeremiah, rechabites, jeremiah 35, table, drinking cups, wine, jugs of wine, jug, test, faithful, faithfully, faithfulness, temptation, tempt, tempts, tempted, tempting, tempter, tempters, tempter's, tempters', lure, allure, bait, decoy, entice







35:2 Recabitas. Vd 2 Sm 4:2. Eram descendentes de Hobabe, cunhado de Moisés Eram queneus, não eram adoradores de ídolos, mas foram com Israel para Canaã. Estabeleceram-se ao sul de Judá, perto do deserto de Cades. Eram Nômades (Jz 1:16; 1 Sm 15:6, 27:10).


35:6-10 Vd 2 Rs 10:15-28. Os recabitas afirmavam que a vida fácil em Canaã impedia a pureza de adoração a Jeová. Portanto, voltaram ao modo de vida no deserto, vivendo em tendas, sendo pastores, e abstendo-se do vinho por motivos simbólicos (não por convicções religiosas). O uso que Jeremias fez deles como uma ilustração, tinha a intenção de mostrar como alguns homens são mais fiéis às doutrinas humanas do que Israel o era aos mandamentos de Jeová.


Fonte:   Bíblia Vida Nova








N.Hom. O cap 35 ensina-nos a fé cominada com a obediência, que formam a soma chamada “fidelidade”. Preceitos humanos, porém com intentos de uma adoração mais pura de Deus, seguiram-se à risca durante muitos séculos, 6-11. A família dos recabitas viu nisto sua razão de ser. Muito mais, pois, o povo de Deus, fundamentado sobre as alianças de Deus, especialmente a nova aliança firmada na pessoa de Jesus Cristo (cf 1 Co 11:25) deve refletir a natureza e a vontade de Cristo em toda a sua doutrina, suas atitudes e suas ações (comp. 13-17, com Jo 14:15; 15:10).



Fonte:   Bíblia Vida Nova



A Palavra de Deus Transcrita, 36:1-32

O rolo de Jeremias é lido no templo, 36:1-19
O rei Jeoiaquim lança o rolo no fogo, 36:20-26







A Palavra de Deus é lançada no fogo


O mau rei Jeoaiaquim queima a Palavra de Deus - Jeremias 36:21-32
(Wicked king Jehoiakim burns the Word of God - Jeremiah 36:21-32)


Jeremiah 36
22 Now the king sat in the winterhouse in the ninth month: and there was a fire on the hearth burning before him. 

23 And it came to pass, that when Jehudi had read three or four leaves, he cut it with the penknife, and cast it into the fire that was on the hearth, until all the roll was consumed in the fire that was on the hearth. 



Jeremías 36
22 Y el rey estaba en la casa de invierno en el mes noveno, y había un brasero ardiendo delante de él; 

23 Y fué que, como Jehudí hubo leído tres ó cuatro planas, rasgólo con un cuchillo de escribanía, y echólo en el fuego que había en el brasero, hasta que todo el rollo se consumió sobre el fuego que en el brasero había. 




Jeremias 36

22 Ora, o rei estava assentado na casa de inverno, pelo nono mês; e diante dele estava um braseiro aceso. 

23 E sucedeu que, tendo Jeudi lido três ou quatro folhas, cortou-as com um canivete de escrivão, e lançou-as no fogo que havia no braseiro, até que todo o rolo se consumiu no fogo que estava sobre o braseiro. 






23 Cortou-o. O verbo subentende uma ação repetida: “ficou cortando”. O rei queimo-o pedaço a pedaço.

24 Registra-se aqui o endurecimento do coração de um povo que, ao ouvir a palavra de Deus, não se sente comovido nem arrependido.

26 Silenciar a voz que quer falar à consciência é o caminho falso dos pagãos, que pensam em obter assim a paz de espírito.

28  A palavra de Deus não se deixa emudecer por meios humanos.


Fonte:   Bíblia Vida Nova



Baruque reescreve o livro, 36:27-32

A Palavra de Deus Comunicada, 37:1-38:28a

Jeremias na prisão (cárcere), 37:1-21





15 Cárcere. Jeremias experimentou cinco tipos de aprisionamento:

1) Foi aprisionado sob a falsa acusação de traição e lançado na cova (37:11-15);

2) Foi-lhe permitido sair da cova para permanecer na corte com guardas (37:21);

3) Foi posto na cova lamacenta de Malaquias (38:6);

4) Novamente foi solto e mantido no pátio da prisão (38:10-13);

5) Foi levado para fora da cidade, em cadeias, por Nebuzaradã, capitão da guarda, e finalmente solto em Ramá (40:1-4). E também esteve aprisionado no tronco (20:2).

Príncipes...Jônatas, o escrivão. Esses não são os príncipes amigos, e Safã, que aparecem ao capítulo anterior, que mui provavelmente estavam exilados em Babilônia ou haviam morrido. Os acontecimentos do capítulo anterior se desenrolaram em cerca de 604 a.C. Os deste capítulo pertencem a 588 até 586 a.C.


Fonte:   Bíblia Vida Nova



O etíope Ebede-Meleque salva Jeremias da cisterna, 38:1-13




Jeremias é tirado da Cisterna


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Zedequias consulta o profeta, 38:14-28a

A Palavra de Deus Cumprida, 38:28b-39:18





N.Hom. O cap. 38 nos mostra quantas vezes o interesse dos grandes quer abafar a plenitude da mensagem de Deus (1-6), enquanto o desinteresse dos humildes pode salvar a situação com simples serviços práticos prestados na hora da necessidade (7-13). A fidelidade à vocação sagrada acaba merecendo o respeito de reis (14-16), mas isto não é motivo para um servo de Deus medir palavras em declarar toda a vontade de Deus aos soberanos (17-23).


Fonte:   Bíblia Vida Nova






Jerusalém Cercada




Assédio de Jerusalém por Nabucodonosor 
(Siege of Jerusalem by Nebuchadnezzar)



Jeremiah 39
1 In the ninth year of Zedekiah king of Judah, in the tenth month, came Nebuchadrezzar king of Babylon and all his army against Jerusalem, and they besieged it. 

2 And in the eleventh year of Zedekiah, in the fourth month, the ninth day of the month, the city was broken up. 



Jeremías 39
1 EN el noveno año de Sedechîas rey de Judá, en el mes décimo, vino Nabucodonosor rey de Babilonia con todo su ejército contra Jerusalem, y cercáronla. 

2 Y en el undécimo año de Sedechîas, en el mes cuarto, á los nueve del mes, fué rota la ciudad; 



Jeremias 39
1 No ano nono de Zedequias, rei de Judá, no décimo mês, veio Nabucodonosor, rei de Babilónia, e todo o seu exército, contra Jerusalém, e a cercaram. 

2 No ano undécimo de Zedequias, no quarto mês, aos nove do mês, fez-se uma brecha na cidade. 










39:1,2  O cerco de Jerusalém, até sua captura, durou dezoito meses. Undécimo ano. Ao completar dez anos no trono.

Fonte:   Bíblia Vida Nova



Nabucodonosor toma Jerusalém, 39:1-10 (2 Rs 24.20; 25.12; 2 Cr 36.17-21; Jr 53.1-16)





O Império Babilônico
(The Babylonian Empire)




Queda e Cativeiro do Reino de Judá


Judá levado para Babilônia 
(Judah taken to Babylon)


Chapter 11
The Babylonian Exile
079
079a
079b
080


Tradução:

Capítulo 11 O Exílio Babilônico
                  Judá durante o Exílio                                          
                  O Reino de Judá
                  Exílio; Palestina no Período Pós-Exílico                 
                  Judeus Exilados na Babilônia
                  Judeus Refugiados no Egito






Nabucodonosor cuida de Jeremias, 39:11-18




39:11-14 Nabucodonosor se preocupava com Jeremias, possivelmente porque sua mensagem ao povo era de que deveriam submeter-se ao jugo babilônico, não o sentido de colaborar com os invasores, mas sim, com a sentença que Deus pronunciara contra o povo de Judá.

Fonte:   Bíblia Vida Nova






O Governo de Gedalias, 40:1-41:18

Jeremias e os restantes do povo ficam com Gedalias, 40:1-12
Ismael conspira contra Gedalias, 40:13-41:10





Mizpá

Mizpah, gedaliah, Judah, jeremiah, murdered, Ishmael


The site of Mizpah, where Gedaliah governed Judah in the time of Jeremiah. Gedaliah was murdered here by Ishmael and some men. (cf Jeremiah 41:1-3)



O lugar de Mizpá, onde Gedalias, governou Judá  no tempo de Jeremias. Gedalias foi assassinado aqui por Ismael e alguns homens (cf Jeremias 41:1-3)





Joanã livra os cativos, 41:11-18

Palavra Final em Judá, 42:1-43:7

Jeremias exorta o povo a não ir ao Egito, 42:1-22
Jeremias é levado ao Egito pelo povo, 43:1-7






Jeremias é levado ao Egito



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Jeremiah 43
2 Then spake Azariah the son of Hoshaiah, and Johanan the son of Kareah, and all the proud men, saying unto Jeremiah, Thou speakest falsely: the LORD our God hath not sent thee to say, Go not into Egypt to sojourn there: 
7 So they came into the land of Egypt: for they obeyed not the voice of the LORD: thus came they even to Tahpanhes. 


Jeremías 43
2 Dijo Azarías hijo de Osaías, y Johanán hijo de Carea, y todos los varones soberbios dijeron á Jeremías: Mentira dices; no te ha enviado Jehová nuestro Dios para decir: No entréis en Egipto á peregrinar allí. 
7 Y entraron en tierra de Egipto; porque no obedecieron á la voz de Jehová: y llegaron hasta Taphnes. 


Jeremias 43
2 Então falaram Azarias, filho de Hosaías, e Joanã, filho de Careá, e todos os homens soberbos, dizendo a Jeremias: Tu dizes mentiras; o SENHOR nosso Deus não te enviou a dizer: Não entreis no Egito, para ali habitar; 

7 E entraram na terra do Egito, porque não obedeceram à voz do SENHOR; e vieram até Tafnes. 








Palavra Final no Egito, 43:8-44:30

Jeremias profetiza a conquista do Egito por Nabucodonosor, 43:8-13





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Jeremiah 43
9 Take great stones in thine hand, and hide them in the clay in the brickkiln, which is at the entry of Pharaoh's house in Tahpanhes, in the sight of the men of Judah; 

10 And say unto them, Thus saith the LORD of hosts, the God of Israel; Behold, I will send and take Nebuchadrezzar the king ofBabylon, my servant, and will set his throne upon these stones that I have hid; and he shall spread his royal pavilion over them. 

11 And when he cometh, he shall smite the land of Egypt, and deliver such as are for death to death; and such as are for captivity to captivity; and such as are for the sword to the sword. 



Jeremías 43
9 Toma con tu mano piedras grandes, y cúbrelas de barro en un horno de ladrillos que está á la puerta de la casa de Faraón en Taphnes, á vista de hombres Judíos; 
10 Y diles: Así ha dicho Jehová de los ejércitos, Dios de Israel: He aquí que yo envío, y tomaré á Nabucodonosor rey de Babilonia, mi siervo, y pondré su trono sobre estas piedras que he escondido, y tenderá su dosel sobre ellas. 

11 Y vendrá, y herirá la tierra de Egipto: los que á muerte, á muerte, y los que á cautiverio, á cautiverio, y los que á cuchillo, á cuchillo. 




Jeremias 43
9 Toma na tua mão pedras grandes, e esconde-as no barro, no forno que está à entrada da casa de Faraó, em Tafnes, perante os olhos dos homens de Judá, 

10 E dize-lhes: Assim diz o SENHOR dos Exércitos, Deus de Israel: Eis que eu enviarei, e tomarei a Nabucodonosor, rei de Babilônia, meu servo, e porei o seu trono sobre estas pedras que escondi; e ele estenderá a sua tenda real sobre elas. 

11 E virá, e ferirá a terra do Egito; entregando para a morte, quem é para a morte; e quem é para o cativeiro, para o cativeiro; e quem é para a espada, para a espada. 











Repreendida a infidelidade dos judeus no Egito, 44:1-14

Jeremias é contraditado, 44:15-19
Jeremias prediz castigo, 44:20-30

Jeremias Admoesta a Baruque, 45:1-5

A mensagem de Jeremias a Baruque, 45:1-5

JEREMIAS, UMA TESTEMUNHA DE DEUS À NAÇÃO: O SENHOR ONIPOTENTE REINA, 46:1-52:34

O Profeta às Nações”, 46:1; Egito, 46:2-28; Filistia, 47:1-7; Moabe, 48:1-47; Amom, 49:1-6; Edom, 49:7-22; Damasco, 49:23-27; Quedar, 49:28-29; Hazor, 49:30-33; Elã, 49:34-39; Babilônia, 50:1-51:64; Judá, 52:1-34

Profecia a respeito do Egito, 46:1-28



N.Hom. O cap. 46 mostra a inutilidade de uma nação que vive longe da comunhão com Deus, preparar-se para guerra (2-4), tentar expandir sua influência (7-9), procurar seus ídolos nacionais (15), dos seus líderes (17), e dos seus aliados (21). Cada cidadão deve abrir sua Bíblia e ver quais os males nacionais que pode ajudar a sanear pela fé, pela oração, pela ação.

Fonte:   Bíblia Vida Nova



Profecia a respeito dos filisteus, 47:1-7

Profecia a respeito de Moabe, 48:1-47

Profecia a respeito dos amonitas, 49:1-6

Profecia a respeito dos edomitas, 49:7-13

Os pecados e o castigo de Edom, 49:14-22

Profecia a respeito de Damasco, 49:23-27

Profecia a respeito da Arábia, 49:28-33

Profecia a respeito dos elamitas, 49:34-39

Profecia a respeito da Babilônia, 50:1-46



N.Hom. O cap 50 mostra a derrota da idolatria (2-3) a conversão verdadeira do povo de Deus (4-5), com a consequente remoção do seu opróbio (7), isto envolve a derrota dos perseguidores dos fiéis (9-13 e 21-32) enquanto estes receberam a restauração física (19) e espiritual (20). Tudo isto depende da atividade do próprio Redentor (34) que rege os destinos do mundo (39,41).


Fonte:   Bíblia Vida Nova



O Poder e a Queda de Babilônia, 51:1-64







Jeremiah 51
15 He hath made the earth by his power, he hath established the world by his wisdom, and hath stretched out the heaven by his understanding. 

16 When he uttereth his voice, there is a multitude of waters in the heavens; and he causeth the vapours to ascend from the ends of the earth: he maketh lightnings with rain, and bringeth forth the wind out of his treasures. 




Jeremías 51
15 El es el que hizo la tierra con su fortaleza, el que afirmó el mundo con su sabiduría, y extendió los cielos con inteligencia; 
16 El que da con su voz muchedumbre de aguas del cielo, y hace subir las nubes de lo postrero de la tierra; él hace relámpagos con la lluvia, y saca el viento de sus tesoros. 


Jeremias 51
15 Ele fez a terra com o seu poder, e ordenou o mundo com a sua sabedoria, e estendeu os céus com o seu entendimento. 

16 Fazendo ele ouvir a sua voz, grande estrondo de águas há nos céus, e faz subir os vapores desde o fim da terra; faz os relámpagos com a chuva, e tira o vento dos seus tesouros, 










Profecia a respeito de Judá, 52:1-34





52:1-3 Quase completamente idêntica a 2 Rs 24:18-20. Trata-se de um breve sumário e avaliação do reindo de Zedequias. Este capítulo repete a história dos reis até 2 Rs 25:30. Foi um apêndice escrito não por Jeremias, mas para demonstrar que suas profecias foram cumpridas.


Fonte:   Bíblia Vida Nova





A queda de Jerusalém e o cativeiro de Judá, 52:1-30; (2 Rs 24.20; 25.12; 2 Cr 36.10-21; Jr 39.1-10)

Libertado e honrado o rei Joaquim, 52:31-34 (2 Rs 25.27-30)




ANÁLISE


O longo ministério de Jeremias, de mais de quarenta anos, se estendeu desde 625 a.C. até poucos anos depois que Judá deixou de existir como estado, em 586 a.C. Mais de cinquenta anos de apostasia religiosa de Josias (621-607 a.C.), Jeremias sustentou a reforma com entusiasmo, até que percebeu que isso não estava mudando os corações do povo. Dois anos depois da morte de Josias, a batalha de Carquemis (605 a.C.) estabeleceu o controle babilônico sobre a Ásia ocidental. Desde então Jeremias advogava submissão à Babilônia, mas sem sucesso. Sob os últimos quatro reis de Judá, vinte e um anos de apostasia religiosa e fraqueza política tornavam inevitáveis a queda de Jerusalém, em 586 a.C., e o exílio.

As desencorajadas circunstâncias sob as quais Jeremias trabalhou, e a extraordinária extensão em que a idolatria substituiria a religião revelada em Judá, são claramente refletidas nas profecias de Jeremias. Também vemos o reflexo da angústia espiritual de Jeremias ocasionada por essa apostasia. Não obstante, Jeremias não era nenhum pessimista. Era essencialmente o guerreiro de Deus, mas um guerreiro que era igualmente vigia e testemunha. O capítulo primeiro descreve a chamada de Jeremias ao sacerdócio. Os capítulos 2 a 13 capacitam-nos a reconstituir as condições em que ele profetizou, enquanto que os capítulos 14 a 33 refletem como tinha consciência de Deus e comunhão com Ele (cf. também 1:1-19). O guerreiro, então, surge como vigia de Deus (34:1-45:5) e como testemunha de Deus (46:1-52:34).
Nos oráculos de Jeremias, Deus, o governador moral do mundo, é o Deus da aliança de Israel. Através de Israel Ele procurava atingir propósitos morais. Infelizmente os adultérios espirituais da nação do norte com os baalins compeliram Deus a divorciar-se (isto é, o exílio) dela. Judá, a nação do sul, não aproveitou a lição da experiência de Israel. Ultrapassou Israel em impurezas sexuais, ainda que repelisse as acusações de infidelidade religiosa. Por conseguinte, Deus precisava julgá-la.
O arrependimento, apesar disso, poderia ter interrompido o processo do divórcio (exílio), a despeito de seus adultérios, tão grande é a graça do Senhor. Porém, Judá estava tão firmada em sua concupiscência que era irascível à correção moral. Gradualmente foram desaparecendo as virtudes sociais. Sacrifícios e rituais falharam como substitutos do arrependimento e da retidão. A espantosa pecaminosidade de Judá significa que aquele pecado era congênito, o que explica sua inaptidão moral. Resultava de uma natureza pecaminosa. O julgamento era inevitável, expresso no exílio. Mas o exílio ainda não era a palavra final.
Um remanescente haveria de retornar para viver sob o império do Messias, em segurança religiosa e social. O reto governo do Messias sobre um povo justo, ajuda a explicar a doutrina de Jeremias sobre o Novo Pacto. Os indivíduos seriam retos porque seus corações seriam renovados. Obedeceriam às leis de Deus de todo o coração, espontaneamente. O Novo Pacto, assegurando perdão e dinâmica moral interna, transcenderia o legalismo do Antigo Pacto. Finalmente, através da morte sacrificial de Cristo, a atividade interna e regeneradora do Espírito Santo, o Novo Pacto se tornou uma realidade.


AUTOR

Nenhum princípio pode ser discernido no arranjo das profecias de Jeremias. Os oráculos pertencentes aos últimos cinco reis de Judá não seguem uma sequência cronológica. A sequência de capítulos, no hebraico, difere da ordem apresentada na Septuaginta, e esta última exibe omissões consideráveis, ainda que destituídas de importância. Isso sugere uma diferente revisão editorial. Jeremias ditou suas profecias e Baruque as registrou (36:1-8,32). O arranjo desordenado pode ser uma evidência de caráter primitivo. O novo Testamento contém numerosas referências a Jeremias.






(*) Fonte dos Comentários: Bíblia Vida Nova
1. Fonte dos Esboços, Análises dos Livros e Autores  
a. Bíblia Vida Nova - Editor Responsável: Russel P. Shedd
b. Fonte de alguns subtítulos: Bíblia João Ferreira de Almeida [JFA] 

        2. Fonte das Notas Homiléticas (N. Hom.)
a. Bíblia Vida Nova - Editor Responsável: Russel P. Shedd





JEREMIAH




Notes on
Jeremiah
2014 Edition
Dr. Thomas L. Constable


Thomas L. Constable

Dr. Thomas L. Constable
Senior Professor Emeritus of Bible Exposition
Adjunct Professor in Bible Exposition


OUTLINE




I. Introduction ch. 1

A. The introduction of Jeremiah 1:1-3

B. The call of Jeremiah 1:4-19

1. The promise of divine enablement 1:4-10
2. Two confirming visions 1:11-19

II. Prophecies about Judah chs. 2—45

A. Warnings of judgment on Judah and Jerusalem chs. 2—25

1. Warnings of coming punishment because of Judah's guilt chs. 2—6
2. Warnings about apostasy and its consequences chs. 7—10
3. Warnings in view of present conditions 11:1—15:9
4. Warnings in view of Judah's hardheartedness 15:10—25:38

B. Controversies concerning false prophets chs. 26—29

1. Conflict with the people ch. 26
2. Conflict with the false prophets in Jerusalem chs. 27—28
3. Conflict with the false prophets in exile ch. 29

C. The Book of Consolation chs. 30—33

1. The restoration of all Israel chs. 30—31
2. The restoration of Judah and Jerusalem chs. 32—33

D. Incidents surrounding the fall of Jerusalem chs. 34—45

1. Incidents before the fall of Jerusalem chs. 34—36
2. Incidents during the fall of Jerusalem chs. 37—39
3. Incidents after the fall of Jerusalem chs. 40—45

III. Prophecies about the nations chs. 46—51

A. The oracle against Egypt ch. 46

1. Egypt's defeat in Syria 46:1-12
2. Egypt's defeat in Egypt 46:13-24
3. Egypt's defeat and Israel's deliverance 46:25-28

B. The oracle against the Philistines ch. 47

C. The oracle against Moab ch. 48

1. The destruction of Moab 48:1-10
2. The complacency of Moab 48:11-17
3. The catastrophe of Moab 48:18-28
4. The pride of Moab 48:29-39

D. The oracle against Ammon 49:1-6

E. The oracle against Edom 49:7-22

F. The oracle against Damascus 49:23-27

G. The oracle against the Arab tribes 49:28-33

H. The oracle against Elam 49:34-39

I. The oracle against Babylon chs. 50—51

1. An overview of Babylon's future 50:1-10
2. The fall of Babylon 50:11-16
3. The restoration of Israel 50:17-20
4. Divine vengeance 50:21-28
5. Human arrogance 50:29-32
6. Israel's future redemption 50:33-40
7. Babylon's agony 50:41-46
8. The certainty of Babylon's judgment 51:1-14
9. Yahweh's sovereignty over Babylon 51:15-19
10. Babylon's destroyer 51:20-26
11. God's instruments of Babylon's destruction 51:27-33
12. Judah's complaint against Babylon 51:34-40
13. Babylon's fate 51:41-48
14. A call to flee from Babylon 51:49-53
15. The justice of Babylon's judgment 51:54-58
16. Babylon's fall dramatized 51:59-64

IV. Conclusion ch. 52.

A. The fall of Jerusalem and the capture of Zedekiah 52:1-16

B. The sacking of the temple 52:17-23

C. The numbers deported to Babylon 52:24-30

D. The release of Jehoiachin from prison 52:31-34








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