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quinta-feira, 7 de agosto de 2014

08 - AUGUST - Daily Bible Reading in English, Spanish and Portuguese - (Parte 4 de 4)

Ezekiel 34:23 He WIll Set Over Them One Shepherd (white)




BÍBLIA EM 38 IDIOMAS COM ÁUDIO

Estudos Bíblicos 

&

Leitura Bíblica Diária 
de 25 a 31 de agosto 
Ezequiel, Caps. 1 - 16
EM INGLÊS, ESPANHOL E PORTUGUÊS

United Kingdom 




Word of God





Isaiah 40
8 The grass withereth, the flower fadeth:
but the word of our God
shall stand for ever.





Spain






Palabra de Dios
(Word of God)





Isaías 40
8 Sécase la hierba, cáese la flor:
mas la palabra del Dios nuestro
permanece para siempre.






Portugal






Palavra de Deus
(Word of God)




Isaías 40
8 Seca-se a erva, e cai a flor, 
porém a palavra de nosso Deus 
subsiste eternamente. 










CALENDÁRIO REFERENTE LEITURA BÍBLICA DIÁRIA
em Inglês, Espanhol e Português

(DAILY BIBLE READING SCHEDULE)
in English, Spanish and Portuguese

WordProject







United Kingdom


  
AUGUST

Old Testament 



DAY

BOOK

CHAPTER

Isaiah
43 44 45 46 47
2
Isaiah
48 49 50 51
3
Isaiah
52 53 54 55 56
4
Isaiah
57 58 59
5
Isaiah
60 61 62 63
6
Isaiah
64 65 66
7
Jeremiah
1 2 3
8
Jeremiah
4 5 6
9
Jeremiah
7 8 9
10
Jeremiah
10 11 12
11
Jeremiah
13 14 15
12
Jeremiah
16 17 18
13
Jeremiah
19 20 21 22
14
Jeremiah
23 24 25
15
Jeremiah
26 27
16
Jeremiah
28 29 30
17
Jeremiah
31 32
18
Jeremiah
33 34 35
19
Jeremiah
36 37 38
20
Jeremiah
39 40 41
21
Jeremiah
22
Jeremiah
45 46 47 48
23
Jeremiah
49 50
24
Jeremiah
51 52
25
Lamentations
1 2
26
Lamentations
3 4 5
27
Ezekiel
1 2 3 4
28
Ezekiel
5 6 7 8
29
Ezekiel
9 10 11 12
30
Ezekiel
13 14 15
31
Ezekiel

                 


  

Spain


AGOSTO

El Antiguo Testamento



DIA

LIBRO

CAPÍTULO

Isaías
43 44 45 46 47
2
Isaías
48 49 50 51
3
Isaías
52 53 54 55 56
4
Isaías
57 58 59
5
Isaías
60 61 62 63
6
Isaías
64 65 66
7
Jeremías
1 2 3
8
Jeremías
4 5 6
9
Jeremías
7 8 9
10
Jeremías
10 11 12
11
Jeremías
13 14 15
12
Jeremías
16 17 18
13
Jeremías
19 20 21 22
14
Jeremías
23 24 25
15
Jeremías
26 27
16
Jeremías
28 29 30
17
Jeremías
31 32
18
Jeremías
33 34 35
19
Jeremías
36 37 38
20
Jeremías
39 40 41
21
Jeremías
42 43 44
22
Jeremías
45 46 47 48
23
Jeremías
49 50
24
Jeremías
51 52
25
Lamentaciones
1 2
26
Lamentaciones
3 4 5
27
Ezequiel
1 2 3 4
28
Ezequiel
5 6 7 8
29
Ezequiel
9 10 11 12
30
Ezequiel
13 14 15
31
Ezequiel
           




Portugal


AGOSTO

Velho Testamento

   

DIA

LIVRO

CAPÍTULO

Isaías
43 44 45 46 47
2
Isaías
48 49 50 51
3
Isaías
52 53 54 55 56
4
Isaías
57 58 59
5
Isaías
60 61 62 63
6
Isaías
64 65 66
7
Jeremías
1 2 3
8
Jeremías
4 5 6
9
Jeremías
7 8 9
10
Jeremías
10 11 12
11
Jeremías
13 14 15
12
Jeremías
16 17 18
13
Jeremías
19 20 21 22
14
Jeremías
23 24 25
15
Jeremías
26 27

16
Jeremías
28 29 30
17
Jeremías
31 32
18
Jeremías
33 34 35
19
Jeremías
36 37 38
20
Jeremías
39 40 41
21
Jeremías
42 43 44
22
Jeremías
45 46 47 48
23
Jeremías
49 50
24
Jeremías
51 52
25
Lamentações
1 2
26
Lamentações
3 4 5
27
Ezequiel
1 2 3 4
28
Ezequiel
5 6 7 8
29
Ezequiel
9 10 11 12
30
Ezequiel
13 14 15
31
Ezequiel







ESTUDO BÍBLICO 
PRINCIPAIS EVENTOS BÍBLICOS DO VELHO TESTAMENTO

Autor: Pr Forrest Keener





[intro] INTRODUÇÃO E ÍNDICE
[01] LIÇÃO 1 - A CRIAÇÃO DO CÉU E DA TERRA
[02] LIÇÃO 2 - A CRIAÇÃO DA LUZ E A DIVISÃO DAS ÁGUAS
[03] LIÇÃO 3 - A CRIAÇÃO DO SOLO, MARES, VIDA VEGETAL E CORPOS CELESTES
[04] LIÇÃO 4 - A CRIAÇÃO DA VIDA ANIMADA
[05] LIÇÃO 5 - A CRIAÇÃO DO HOMEM
[06] LIÇÃO 6 - O SEIS DIAS E O SÉTIMO
[07] LIÇÃO 7 - A QUEDA DO HOMEM
[08] LIÇÃO 8 - A MALDIÇÃO SOBRE O HOMEM E SEU DOMÍNIO
[09] LIÇÃO 9 - O Primeiro Derramamento de Sangue
[10] LIÇÃO 10 - Nascimento e Depravação Humana
[11] LIÇÃO 11 - O Progresso Econômico do Homem
[12] LIÇÃO 12 - A Descendência Espiritual Preservada
[13] LIÇÃO 13 - A Espécia Humana Sentenciada a Destruição
[14] LIÇÃO 14 - A Construção e o Encher da Arca
[15] LIÇÃO 15 - O Dilúvio e o Mundo
[16] LIÇÃO 16 - O Dilúvio e Noé
[17] LIÇÃO 17 - A Humanidade Depois do Dilúvio
[18] LIÇÃO 18 - A Divisão das Raças
[19] LIÇÃO 19 - A Torre de Babel
[20] LIÇÃO 20 - Deus Escolhe Abraão
[21] LIÇÃO 21 - A Separação de Abrão de Seus Parentes
[22] LIÇÃO 22 - O Nascimento de Ismael
[23] LIÇÃO 23 - O Nascimento de Isaque
[24] LIÇÃO 24 - A Destruição de Sodoma e Gomorra
[25] LIÇÃO 25 - Uma Noiva Para Isaque
[26] LIÇÃO 26 - Meninos Gêmeos - Duas Nações
[27] LIÇÃO 27 - O Nascimento da Nação de Israel
[28] LIÇÃO 28 - Israel Entra em Escravidão
[29] LIÇÃO 29 - A Nação de Israel em Egito
[30] LIÇÃO 30 - A Páscoa
[31] LIÇÃO 31 - O Êxodo
[32] LIÇÃO 32 - Israel no Mar Vermelho
[33] LIÇÃO 33 - Israel no Deserto - Parte 1
[34] LIÇÃO 34 - Israel Recebe a Lei de Deus
[35] LIÇÃO 35 - Israel no Deserto - Parte 2
[36] LIÇÃO 36 - Israel em Cades-Barnéia
[37] LIÇÃO 37 - Israel Perde Moisés
[38] LIÇÃO 38 - Israel Recebe Josué
[39] LIÇÃO 39 - Israel Atravessa o Jordão
[40] LIÇÃO 40 - Israel Tomando Posse da Região
[41] LIÇÃO 41 - A Rebeldia Perpétua de Israel
[42] LIÇÃO 42 - Israel Sob os Juízes
[43] LIÇÃO 43 - Israel Recebe um Rei
[44] LIÇÃO 44 - Israel Sob o Rei Davi
[45] LIÇÃO 45 - Israel Sob o Rei Salomão
[46] LIÇÃO 46 - A Divisão da Nação de Israel
[47] LIÇÃO 47 - Israel Entra em Escravidão
[48] LIÇÃO 48 - Judá Entra em Escravidão
[49] LIÇÃO 49 - Judá em Escravidão
[50] LIÇÃO 50 - O Retorno de Judá Para a Terra
[51] LIÇÃO 51 - A Reconstrução do Templo
[52] LIÇÃO 52 - A Reconstrução das Muralhas
[53] LIÇÃO 53 - Conclusão para os Eventos do Velho Testamento
[54] LIÇÃO 54 - Cronologia do Velho Testamento
[55] LIÇÃO 55 - Ordem Cronologica dos Eventos Básicos do Velho Testamento




Observações: Os Autores assumem a responsabilidades do conteúdo dos seus estudos.



(*) FONTE: 
Palavra Prudente
BrazilUnited States of America
  






ESTUDO BÍBLICO 
Estudos Resumidos nos Livros Proféticos

Autor: Pr. David Alfred Zuhars Jr.





ÍNDICE

LIVROS PROFÉTICOS


[01] ESTUDOS RESUMIDOS NOS LIVROS PROFÉTICOS




"Observações: Os Autores assumem as responsabilidades do conteúdo dos seus estudos.

Se tiver um assunto sobre o qual gostaria de ter um estudo, talvez já tenhamos. Entre em contato conosco."




Palavra Prudente
BrazilUnited States of America
  









EZEQUIEL
Caps. 1 - 16





English - [KJV]



Chapter: 1  2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16





Español - [RV 1909]


Capítulo:  1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16








Português - [JFA]


Capítulo:  1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16







introduction photo: SECNOD SECOND.gif
(Introdução)








Divided Kingdom 
Israel & Judah
Reino Dividido - Israel e Judá


Prophets in the Reigns of Kings of Judah and Israel
(Profetas nos Reinados dos Reis de Judá e Israel)



Quando Ezequiel profetizou ?

Kings of ...
(Reis de...)
Start
of reign
(Início do Reinado
Years
since
Solomon
(Anos desde Salomão)
Length
of reign
(years)
Duração
do Reinado
(anos)
Prophets to ...
(Profetas para...)
Judah
(Judá)
IsraelJudah
(Judá)
Israel
1. Rehoboam931 BC017
1. Jeroboam931 BC022(Ahijah)
2. Abijah913 BC183
3. Asa911 BC2041
2. Nadab910 BC212
3. Baasha909 BC2224(Jehu)
4. Elah886 BC452
5. Zimri885 BC467 days
6. Omri885 BC4612
7. Ahab874 BC5722(Elijah)
4. Jehoshaphat870 BC6125(Micaiah)
8. Ahaziah853 BC782(Elisha)
9. Joram852 BC7912
5. Jehoram848 BC838
6. Ahaziah841 BC901
10. Jehu841 BC9028
7. Queen Athaliah841 BC906
8. Joash835 BC9640Joel (guesswork)
11. Jehoahaz814 BC11717
12. Jehoash798 BC13316
9. Amaziah796 BC13529Jonah (to Nineveh) (approx)
13. Jeroboam II782 BC14941Amos,
Hosea (until Hezekiah)
10. Uzziah (Azariah)

767 BC16452Isaiah (until Hezekiah)

14. Zechariah753 BC1786 months
15. Shallum752 BC1791 month
16. Menahem752 BC17910
17. Pekahiah742 BC1892
18. Pekah740 BC19120
11. Jotham

740 BC19116Micah (until Hezekiah)
12. Ahaz

732 BC19916
19. Hoshea732 BC1999
13. Hezekiah

716 BC21529
14. Manasseh687 BC24455
15. Amon642 BC2892Nahum (to Nineveh) (approx)
16. Josiah

640 BC29131Zephaniah,
Jeremiah (into exile)

17. Jehoahaz
(Jeoacaz)
609 BC3223 months
18. Jehoiakim
(Jeoaquim, ou Eliaquim)

609 BC32211Habakkuk (approx)
19. Jehoiachin
(Joaquim, ou Jeconias)
597 BC3343 months
20. Zedekiah
(Zedequias)
597 BC33411
592 BC339Ezekiel,
Daniel
587 BC (maybe)335Obadiah (to Edom)
520 BC411Haggai, Zechariah
(Esther)478 BC453
(Ezra)458 BC473
(Nehemiah)445 BC486
433 BC498Malachi

Nota: BC = a.C






O IMPÉRIO BABILÔNICO




1. O REINADO DE JEOAQUIM (ou, Eliaquim)
18º Rei de Judá  
(2 Reis 23:36-24:7; 2 Crônicas 36:5-8)






O REINADO DE JEOAQUIM


2 Reis 23:36 Tinha Jeoaquim a idade de vinte e cinco anos quando começou a reinar, e reinou onze anos em Jerusalém. Sua mãe se chamava Zebida, e era filha de Pedaías, de Ruma. 37 Fez ele o que era mau perante o SENHOR, segundo tudo quanto fizeram seus pais. [BVN]

2 Reis 24:1 Nos dias de Jeoaquim, subiu Nabucodonosor, rei de Babilônia, contra ele, e ele, por três anos, ficou seu servo; então se rebelou contra ele. 
2 Enviou o SENHOR contra Jeoaquim bandos de caldeus, e bandos de siros, e de moabitas e dos filhos de Amom; enviou-os contra Judá para o destruir, segundo a palavra que o SENHOR falara pelos profetas, seus servos. [BVN]
  






2. O REINADO DE JOAQUIM 
(ou, Jeconias)
19º Rei de Judá  
(2 Reis 24:8,9; 2 Crônicas 36:9)






O REINADO DE JOAQUIM
(penúltimro rei de Judá)


Cerco de Jerusalém 





O Cerco de Jerusalém por Nabucodonosor
Joaquim é levado cativo para Babilônia

2 Reis 24
8 Tinha Joaquim dezoito anos de idade 
quando começou a reinar, 
e reinou três meses em Jerusalém. 
Sua mãe se chamava Neusta, 
e era filha de Elnatã, de Jerusalém. 
9 Fez ele o que era mau perante o SENHOR, 
conforme tudo quanto fizera seu pai. 
10 Naquele tempo subiram os servos de Nabucodonosor, 
rei de Babilônia, a Jerusalém, e a cidade foi cercada. 
11 Nabucodonosor, rei de Babilônia, veio à cidade, 
quando os seus servos a sitiavam. 
12 Então subiu Joaquim, rei de Judá, 
a encontrar-se com o rei de Babilônia, 
ele, sua mãe, seus servos, seus príncipes, e seus oficiais; 
e o rei de Babilônia, no oitavo ano do seu reinado, 
o levou cativo. 
[BVN]


Quando, então, 
Ezequiel profetizou?


Ezequiel 1
2 No quinto dia do referido mês, 
no quinto ano de cativeiro do rei Joaquim. 
[BVN]


Portanto, Ezequiel profetizou 
no quinto ano de Cativeiro do Rei Joaquim, 
penúltimo rei de Judá

  


O Rei Joaquim, como vimos acima, reinou em 597 a.C.  Ele "governou apenas três meses e dez dias. Durante este curto período Nabucodonosor, rei de Babilônia, mandou os seus generais sitiar Jerusalém, que se rendeu no oitavo ano do reinado de Nabucodonosor, cf. 2 Rs 24:12; Jr 52:28. O rei Joaquim, suas mulheres, sua mãe e os criados do palácio, os príncipes e os eunucos, os valentes do exército e todos os artífices e lapidários, foram levados cativos para Babilônia, 2 Rs 24:8-16; 2 Cr 36:9,10. Esteve na prisão por muito tempo, mas, trinta e sete anos depois de seu exílio, 562 a.C., Evilmerodaque subiu ao trono de Babilônia, libertou-o da prisão e assinou-lhe alimentos perpétuos, que diariamente lhe dava o rei, durante a sua vida, 2 Rs 25:27-30; Jeremias 52:31-34.(cf o Dicionário da Bíblia John D. Davis).




Resumindo...


1º) O FUNDO HISTÓRICO DO LIVRO DE EZEQUIEL 


Vimos que o fundo histórico do LIVRO DE EZEQUIEL, encontra-se nos Livros de II Reis e II Crônicas


2º) QUANDO EZEQUIEL INICIOU O SEU MINISTÉRIO PROFÉTICO 


Admite-se que Ezequiel tenha iniciado seu ministério no ano de 592 ou 593 a.C, antes, portanto, da destruição de Templo de Jerusalém


Ez 1:2 Quinto ano do cativeiro. O livro prosseguirá com as datas locais da comunidade judaica. Joaquim foi para o cativeiro em 597 a.C., e, aquela hora, foi para Ezequiel o fim da sua nação, pois os líderes da Corte, do Templo e do comércio e indústria também foram levados ao cativeiro (2 Rs 24:10-16). Não há dificuldade em fixar a data mencionada aqui como sendo 593 a.C. (cf nota de rodapé da Bíblia Vida Nova). (grifo meu)



3º) VIDE MAIS COMENTÁRIOS SOBRE O MINISTÉRIO DE EZEQUIAS NOS TÓPICOS ABAIXO


TODAVIA, em que pesem as informações acima descritas, há nos tópicos que se seguem, comentários detalhados sobre o Rei Joaquim e principalmente, sobre o ministério do Profeta Ezequiel .







EZEQUIEL






Rio Quebar 

Christian Answers home

Kebar River (Chebar)





Ezequiel 1
1 Aconteceu no trigésimo ano, 
no quinto dia do quarto mês, que,
estando eu no meio dos exilados, 
junto ao rio Quebar
se abriram os céus, e eu tive visões de Deus.
2 No quinto dia do referido mês,
no quinto ano de cativeiro do rei Joaquim,
3 veio expressamente a palavra do SENHOR a Ezequiel,
filho de Buzi, o sacerdote, na terra dos caldeus,
junto ao rio Quebar,
e ali esteve sobre ele a mão do SENHOR.
(BVN)
  











INTRODUÇÃO: Comentários


EZEQUIEL (1)

Tema. Ezequiel profetizou em Babilônia durante todo o período do seu ministério, o qual começou sete anos antes da destruição de Jerusalém, e que terminou cerca de quinze anos depois desse acontecimento. Como a de Isaías, a sua mensagem foi de denúncia e consolação. “O ponto central das predições de Ezequiel é a destruição de Jerusalém”. Antes deste acontecimento seu motivo principal era chamar ao arrependimento aqueles que viviam numa segurança descuidada, admoestando-os que não abrigassem a esperança de que, pela ajuda dos egípcios, sacudiriam o jugo da Babilônia (17:15-17); e assegurando-lhes que a destruição da sua cidade e templo era inevitável e se aproximava rapidamente. Depois desse acontecimento, seu cuidado principal era consolar os judeus desterrados, por meio de promessas de libertação futura e restauração na sua terra; e animá-los pela certeza de futuras bênçãos – (Angus-Green). Faremos um resumo do tema, como segue: O afastamento da glória de Deus de Israel, em vista do juízo vindouro; e a volta da Sua glória em vista da restauração futura.

Fonte: PEARLMAN, Myer. Através da Bíblia Livro por Livro. Rio de Janeiro: EMPREVAN, 1974, p. 159-160.



EZEQUIEL (2)


Introdução: Ezequiel começou seu ministério público quando uma boa parte de Judá estava em cativeiro em Babilônia, antes da destruição da cidade de Jerusalém. Neste período todo, sua vocação era pregar arrependimento aos exilados no Cativeiro, e aos judeus que ficaram e Jerusalém, avisando que a destruição da cidade era certa se o povo não se arrependesse de sua idolatria. Depois da queda de Jerusalém, em 597 a.C., o povo de Judá reconheceu, tarde demais, que havia merecido o castigo divino. Daí o ministério de Ezequiel passou a ser outro: consolar os arrependidos e formar entre eles um grupo que, um dia, voltaria a Jerusalém para reedificá-la, segundo a vontade divina, como sede política e religiosa de um verdadeiro povo de Deus. Entre estes dois períodos nota-se uma série de profecias acerca das várias nações pagãs que existiam na época (cap. 25-32).


Ezequiel 1:1 No trigésimo ano. O livro começa com a data internacional, o trigésimo ano do Império de Babilônia, que começou com a dinastia de Nabupolassar (626-605 a.C.). Este levou apenas cinco anos para acrescentar à antiga cidade de Babel os territórios ao seu redor, forçando os Assírios a recuar para seus próprio país. Se Ezequiel está usado esta data, 621 a.C., para o início do novo império, estamos no ano de 593 a.C. v 2. Quebar. Um grande canal que irrigava a parte orienta da cidade de Babilônia. É provável que os cativos estavam sendo usados para completar a construção deste rio artificial.

Fonte: Bíblia Vida Nova



ESBOÇO



I. Call of the Prophet

(1:1–3:27)


ISRAEL, UMA CASA REBELDE, CAIRÁ, 1:1-24:27

Deus Envia Ezequiel como seu Porta-voz à Casa Rebelde, 1:1-3:27

A Primeira Visão dos Quatro Querubins, 1:1-14





A Primeira Visão de Ezequiel






Ezekiel 1
3 The word of the LORD came expressly unto Ezekiel the priest, the son of Buzi, in the land of the Chaldeans by the river Chebar; and the hand of the LORD was there upon him.
4 And I looked, and, behold, a whirlwind came out of the north, a great cloud, and a fire infolding itself, and a brightness was about it, and out of the midst thereof as the colour of amber, out of the midst of the fire. 


Ezequiel 1

3 Fué palabra de Jehová á Ezequiel sacerdote, hijo de Buzi, en la tierra de los Caldeos, junto al río de Chebar; fué allí sobre él la mano de Jehová.
4 Y miré, y he aquí un viento tempestuoso venía del aquilón, una gran nube, con un fuego envolvente, y en derredor suyo un resplandor, y en medio del fuego una cosa que parecía como de ámbar, 


Ezequiel 1
3 veio expressamente a palavra do SENHOR a Ezequiel, filho de Buzi, o sacerdote, na terra dos caldeus, junto ao rio Quebar, e ali esteve sobre ele a mão do SENHOR.
4 Olhei, e eis que um vento tempestuoso vinha do Norte, e uma grande nuvem, com um fogo a revolver-se, e um resplendor ao redor dela, e no meio uma coisa como de cor de âmbar, que saía dentre o fogo. 





A Visão das Quatro Rodas, 1:15-25




A Visão da Glória Divina, 1:26-28

Ezekiel 1:28 Like the Appearance Of A Rainbow In The Clouds (white)
Ezekiel 1:28 It Was The Appearance Of The Likeness Of The Glory Of The Lord (red)
Ezekiel 1:28  It Was The Appearance Of The Likeness Of The Glory Of The Lord (blue)




A Visão da Glória Divina







Ezekiel 1:28 As the appearance of the bow that is in the cloud in the day of rain, so was the appearance of the brightness round about. This was the appearance of the likeness of the glory of the LORD. And when I saw it, I fell upon my face, and I heard a voice of one that spake.


Ezequiel 1:28 Cual parece el arco del cielo que está en las nubes el día que llueve, así era el parecer del resplandor alrededor. Esta fué la visión de la semejanza de la gloria de Jehová. Y luego que yo la hube visto, caí sobre mi rostro, y oí voz de uno que hablaba.


Ezequiel 1:28 Como o aspecto do arco que aparece na nuvem no dia da chuva, assim era o aspecto do resplendor em redor. Este era o aspecto da semelhança da glória do SENHOR; e, vendo isso, caí sobre o meu rosto e ouvi a voz de quem falava.








28 N.Hom. Caí. A confiança que o homem tem em si mesmo abala-se perante a revelação da glória divina. Só quando nos humilhamos dessa maneira perante Deus, é que estamos em condições de sermos instruídos por Ele para sermos seus discípulos, e depois, sermos seus mensageiros. Quando reconhecemos plenamente nossos pecados, é que então, convertidos a Deus, podemos receber a consolação do Espírito Santo que nos põe em pé para daí em diante andarmos nos caminhos de Deus, 2:2. Esta foi a experiência de Isaías (Is 6:1-8); de Daniel (Dn 10:8-12); do Apóstolo Paulo (At 26:13-20); e é a de todos os que creem no Senhor Jesus Cristo (Ef 2:1-10).



Fonte: Bíblia Vida Nova 




A Vocação de Ezequiel, 2:1-7






A Vocação de Ezequiel




Ezekiel 2
1 And he said unto me, Son of man, stand upon thy feet, and I will speak unto thee.
2 And the spirit entered into me when he spake unto me, and set me upon my feet, that I heard him that spake unto me.
3 And he said unto me, Son of man, I send thee to the children of Israel, to a rebellious nation that hath rebelled against me: they and their fathers have transgressed against me, even unto this very day.
4 For they are impudent children and stiffhearted. I do send thee unto them; and thou shalt say unto them, Thus saith the Lord GOD.
5 And they, whether they will hear, or whether they will forbear, (for they are a rebellious house,) yet shall know that there hath been a prophet among them.
6 And thou, son of man, be not afraid of them, neither be afraid of their words, though briers and thorns be with thee, and thou dost dwell among scorpions: be not afraid of their words, nor be dismayed at their looks, though they be a rebellious house.
7 And thou shalt speak my words unto them, whether they will hear, or whether they will forbear: for they are most rebellious. 


Ezequiel 2
1 Y DIJOME: Hijo del hombre, está sobre tus pies, y hablaré contigo.
2 Y entró espíritu en mí luego que me habló, y afirmóme sobre mis pies, y oía al que me hablaba.
3 Y díjome: Hijo del hombre, yo te envío á los hijos de Israel, á gentes rebeldes que se rebelaron contra mí: ellos y sus padres se han rebelado contra mí hasta este mismo día.
4 Yo pues te envío á hijos de duro rostro y de empedernido corazón; y les dirás: Así ha dicho el Señor Jehová.
5 Acaso ellos escuchen; y si no escucharen, (porque son una rebelde familia,) siempre conocerán que hubo profeta entre ellos.
6 Y tú, hijo del hombre, no temas de ellos, ni tengas miedo de sus palabras, aunque te hallas entre zarzas y espinas, y tú moras con escorpiones: no tengas miedo de sus palabras, ni temas delante de ellos, porque son casa rebelde.
7 Les hablarás pues mis palabras, escuchen ó dejen de escuchar; porque son muy rebeldes. 



Ezequiel 2
1 E disse-me: Filho do homem, põe-te em pé, e falarei contigo. 
2 Então, entrou em mim o Espírito, quando falava comigo, e me pôs em pé, e ouvi o que me falava. 
3 E disse-me: Filho do homem, eu te envio aos filhos de Israel, às nações rebeldes que se rebelaram contra mim; eles e seus pais prevaricaram contra mim, até este mesmo dia. 
4 E os filhos são de semblante duro e obstinados de coração; eu te envio a eles, e lhes dirás: Assim diz o Senhor JEOVÁ. 
5 E eles, quer ouçam quer deixem de ouvir (porque eles são casa rebelde), hão de saber que esteve no meio deles um profeta. 
6 E tu, ó filho do homem, não os temas, nem temas as suas palavras; ainda que sejam sarças e espinhos para contigo, e tu habites com escorpiões, não temas as suas palavras, nem te assustes com o rosto deles, porque são casa rebelde. 
7 Mas tu lhes dirás as minhas palavras, quer ouçam quer deixem de ouvir, pois são rebeldes. 







2:1-8 Filho do homem.  O mensageiro, desde já, recebe a preservação contra o orgulho que o levaria a falar de si mesmo e não da vontade de deus: seu título profético é Filho do homem, ou, simplesmente, “tu que nasceste da carne frágil e foste instruído com ideias humanas”. Esta advertência é importante, pois este trecho descreve a vocação do profeta em falar somente as palavras que Deus lhe dá (7), sem ter respeito às opiniões humanas (5) e sem medo das reações humanas (6). Quando Jesus, na Sua graça, aplica este título a se mesmo (Mt 8:20), fá-lo para nos ensinar que é plenamente homem e, por isso mesmo, capaz de entender nossas fraquezas e tentações, e que a plenitude da vida humana e por isso chama cada um a segui-Lo no mesmo trilho glorioso (Mt 16:24; 1 Jo 2:6; Jo 13:35 e 8:12).


 Fonte: Bíblia Vida Nova 



Visão do Rolo de um Livro, 2:8-3:3






A Visão do Rolo de um Livro





Ezekiel 2
8 But thou, son of man, hear what I say unto thee; Be not thou rebellious like that rebellious house: open thy mouth, and eat that I give thee.
9 And when I looked, behold, an hand was sent unto me; and, lo, a roll of a book was therein;
10 And he spread it before me; and it was written within and without: and there was written therein lamentations, and mourning, and woe.



Ezequiel 2
8 Mas tú, hijo del hombre, oye lo que yo te hablo; no seas tú rebelde como la casa rebelde: abre tu boca, y come lo que yo te doy.
9 Y miré, y he aquí una mano me fué enviada, y en ella había un rollo de libro.
10 Y extendiólo delante de mí, y estaba escrito delante y detrás: y había escritas en él endechas, y lamentación, y ayes.



Ezequiel 2
8 Mas tu, ó filho do homem, ouve o que eu te digo, não sejas rebelde como a casa rebelde; abre a boca e come o que eu te dou. 
9 Então, vi, e eis que uma mão se estendia para mim, e eis que nela estava um rolo de livro. 
10 E estendeu-o diante de mim, e ele estava escrito por dentro e por fora; e nele se achavam escritas lamentações, e suspiros, e ais.



8 Não te insurjas (Não sejas rebelde).  Qualquer servo de Deus que, conhecendo a vontade divina revelada no Seu Livro (9-10) e, vendo que as atividades da sociedade na qual vive não estão à altura da mensagem do Livro, recusa-se a pregar contra tais atividades está pecando da mesma forma que os próprios pagãos.


 Fonte: Bíblia Vida Nova 











Ezekiel 3
1 Moreover he said unto me, Son of man, eat that thou findest; eat this roll, and go speak unto the house of Israel.
2 So I opened my mouth, and he caused me to eat that roll.
3 And he said unto me, Son of man, cause thy belly to eat, and fill thy bowels with this roll that I give thee. Then did I eat it; and it was in my mouth as honey for sweetness. 


Ezequiel 3
1 Y DIJOME: Hijo del hombre, come lo que hallares; come este rollo, y ve y habla á la casa de Israel.
2 Y abrí mi boca, é hízome comer aquel rollo.
3 Y díjome: Hijo del hombre, haz á tu vientre que coma, é hinche tus entrañas de este rollo que yo te doy. Y comílo, y fué en mi boca dulce como miel. 


Ezequiel 3

1 Depois, me disse: Filho do homem, come o que achares; come este rolo, e vai, e fala à casa de Israel. 
2 Então, abri a minha boca, e me deu a comer o rolo. 
3 E disse-me: Filho do homem, dá de comer ao teu ventre e enche as tuas entranhas deste rolo que eu te dou. Então, o comi, e era na minha boca doce como o mel.





3:1-3  O servo de Deus deve encher seu íntimo, seus pensamentos, suas emoções, com a religião revelada no Livro de Deus; só nestas condições é que pode servir a Deus e aos seus semelhantes.


 Fonte: Bíblia Vida Nova 







A Comissão do Profeta, 3:4-15


O Atalaia de Israel, 3:16-27







Atalaia

(Watchman) 




Ezekiel 3:17 Son of man, I have made thee a watchman unto the house of Israel: therefore hear the word at my mouth, and give them warning from me. 


Ezequiel 3:17 Hijo del hombre, yo te he puesto por atalaya á la casa de Israel: oirás pues tú la palabra de mi boca, y amonestarlos has de mi parte. 


Ezequiel 3:17 Filho do homem, eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; e tu da minha boca ouvirás a palavra e os avisarás da minha parte.







Ezekiel 3

18 When I say unto the wicked, Thou shalt surely die; and thou givest him not warning, nor speakest to warn the wicked from his wicked way, to save his life; the same wicked man shall die in his iniquity; but his blood will I require at thine hand.
19 Yet if thou warn the wicked, and he turn not from his wickedness, nor from his wicked way, he shall die in his iniquity; but thou hast delivered thy soul.
20 Again, When a righteous man doth turn from his righteousness, and commit iniquity, and I lay a stumbling-block before him, he shall die: because thou hast not given him warning, he shall die in his sin, and his righteousness which he hath done shall not be remembered; but his blood will I require at thine hand.
21 Nevertheless if thou warn the righteous man, that the righteous sin not, and he doth not sin, he shall surely live, because he is warned; also thou hast delivered thy soul. 



Ezequiel 3
18 Cuando yo dijere al impío: De cierto morirás: y tú no le amonestares, ni le hablares, para que el impío sea apercibido de su mal camino, á fin de que viva, el impío morirá por su maldad, mas su sangre demandaré de tu mano.
19 Y si tú amonestares al impío, y él no se convirtiere de su impiedad, y de su mal camino, él morirá por su maldad, y tú habrás librado tu alma.
20 Y cuando el justo se apartare de su justicia, é hiciere maldad, y pusiere yo tropiezo delante de él, él morirá, porque tú no le amonestaste; en su pecado morirá, y sus justicias que había hecho no vendrán en memoria; mas su sangre demandaré de tu mano.
21 Y si al justo amonestares para que el justo no peque, y no pecare, de cierto vivirá, porque fué amonestado; y tú habrás librado tu alma. 


Ezequiel 3
18 Quando eu disser ao ímpio: Certamente morrerás; não o avisando tu, não falando para avisar o ímpio acerca do seu caminho ímpio, para salvar a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua maldade, mas o seu sangue da tua mão o requererei.
19 Mas, se avisares o ímpio, e ele não se converter da sua impiedade e do seu caminho ímpio, ele morrerá na sua maldade, mas tu livraste a tua alma.
20 Semelhantemente, quando o justo se desviar da sua justiça e fizer maldade, e eu puser diante dele um tropeço, ele morrerá; porque, não o avisando tu, no seu pecado morrerá, e suas justiças que praticara não virão em memória, mas o seu sangue da tua mão o requererei.
21 Mas, avisando tu o justo, para que o justo não peque, e ele não pecar, certamente viverá, porque foi avisado; e tu livraste a tua alma. 







Quem ouvir ouça







Ezekiel 3:27 But when I speak with thee, I will open thy mouth, and thou shalt say unto them, Thus saith the Lord GOD; He that heareth, let him hear; and he that forbeareth, let him forbear: for they are a rebellious house.


Ezequiel 3:27 Mas cuando yo te hubiere hablado, abriré tu boca, y les dirás: Así ha dicho el Señor Jehová: El que oye, oiga; y el que cesa, cese: porque casa rebelde son.


Ezequiel 3:27 Mas, quando eu falar contigo, abrirei a tua boca, e lhes dirás: Assim diz o SENHOR: Quem ouvir ouça, e quem deixar de ouvir deixe; porque casa rebelde são eles.





27  Quem ouvir ouça. A responsabilidade individual do ouvinte da Palavra de Deus, é um dos pontos mais destacados por Ezequiel. 


 Fonte: Bíblia Vida Nova 










3:17  Atalaia. Agora não é mais permissível permanecer abalado no meio do povo, pois há uma vocação bem nítida a se cumprir, que não admite nenhum adiamento. O atalaia será sempre visado pelo inimigo, mas sofrerá pena de morte se abandonar seu posto. Assim é o ministro da Igreja de Deus: quanto mais fiel à sua vocação, tanto mais será perseguido pelos ímpios, e quanto menos fiel, tanto menos amparado pela proteção divina. O atalaia precisa falar em nome do Senhor (“da minha parte” v 17; “Quando eu disser” v 18). Deve pregar para o perverso, a fim de que se arrependa (18-19); e  também pregar ao justo para que não se desvie (20-21).


 Fonte: Bíblia Vida Nova 



II. Before the Siege of Jerusalem 

(4:1–24:27)


Primeira Série de Ações Simbólicas e Seu Trágico Significado, 4:1-7:27

Predição do Cerco de Jerusalém [JFA]

Image Credit: The National Library of Israel [Public domain], via Wikimedia Commons
Ancient Jerusalem

O Cerco simbólico de Jerusalém, 4:1-5:4




Jerusalém




Ruínas da Antiga Cidade de Davi - 
(Ruins from the Ancient City of David)


Ezekiel 4
5 For I have laid upon thee the years of their iniquity, according to the number of the days, three hundred and ninety days: so shalt thou bear the iniquity of the house of Israel.
6 And when thou hast accomplished them, lie again on thy right side, and thou shalt bear the iniquity of the house of Judah forty days: I have appointed thee each day for a year. 


Ezequiel 4
5 Yo te he dado los años de su maldad por el número de los días, trescientos y noventa días: y llevarás la maldad de la casa de Israel.
6 Y cumplidos estos, dormirás sobre tu lado derecho segunda vez, y llevarás la maldad de la casa de Judá cuarenta días: día por año, día por año te lo he dado. 


Ezequiel 4
5 Porque eu te tenho fixado os anos da sua maldade, conforme o número dos dias, trezentos e noventa dias; e levarás a maldade da casa de Israel.
6 E, quando cumprires estes, tornar-te-ás a deitar sobre o teu lado direito e levarás a maldade da casa de Judá quarenta dias; um dia te dei para cada ano. 








4:5 Trezentos e noventa dias. Muitos textos bíblicos têm “cento e noventa dias”. Cada dia é símbolo profético de um ano. Se é 390 anos, pode-se contar desde a separação de Israel e de Judá em 931 a.C., até a ação libertadora decretada pelo rei Ciro no ano 539 a.C.


4:7 Quarenta dias. Representam, aqui, quarenta anos, número arredondado usado pelos judeus para se referir a uma geração. Pelas datas arqueológicas, contaram-se cinquenta anos entre a queda de Jerusalém e o princípio da reconstrução. Ezequiel, reconhecendo a responsabilidade do indivíduo, e o valor de cada alma, calcula o cativeiro pelo número dos anos nos quais o povo viria a estar exilado; Jeremias, como o profeta da alta estirpe, conta o cativeiro desde o ano 605 a.C., quando a nobreza foi levada cativa e por isso sempre fala em setenta anos (Jr 25:11-14).


 Fonte: Bíblia Vida Nova 








Pão imundo







Ezekiel 4:13 And the LORD said, Even thus shall the children of Israel eat their defiled bread among the Gentiles, whither I will drive them.


Ezequiel 4:13 Y dijo Jehová: Así comerán los hijos de Israel su pan inmundo, entre las gentes á donde los lanzaré yo.


Ezequiel 4:13 E disse o SENHOR: Assim comerão os filhos de Israel o seu pão imundo, entre as nações, para onde serão lançados. 








13 Pão imundo. Parte da punição do exílio seria o ser forçado pelas circunstâncias a desobedecer todas as leis da pureza cerimonial e da higiene. As nações. Esta palavra (goim, em heb) logo passou a ter o significado “os gentios”, ou seja, os pagãos que não conhecem a Deus. A dificuldade de se viver num país pagão jaz no fato de que ali Deus não é adorado; nenhum israelita tinha a idéia de que deus estaria “ausente” ou “fraco” num caso destes.

 Fonte: Bíblia Vida Nova 









Uma Espada contra  Jerusalém, 5:1-4

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As Causas do Cerco de Jerusalém, 5:5-17

Profecia Contra a Idolatria de Israel, 6:1-14

Profecias contra os montes de Israel [JFA]




IDOLATRIA

Profecias 
contra os montes de Israel


Monte Carmelo 


Monte Ebal & Monte Gerizim


Monte Tabor


Monte das Oliveiras




O Culto idólatra dos baalins 
realizava-se nos "lugares altos"
(Juízes 2:11; 1 Reis 3:2,7; 2 Reis 17:9-12; 2 Crônicas 21:11...)



2 Chronicles 21:11 Moreover he made high places 
in the mountains of Judah, 
and caused the inhabitants of Jerusalem 
to commit fornication, 
and compelled Judah thereto. 


2 Cronicas 21:11 Demás de esto hizo altos 
en los montes de Judá, 
é hizo que los moradores de Jerusalem fornicasen, 
y á ello impelió á Judá. 


2 Crônicas 21:11 Ele também fez altos 
nos montes de Judá, 
e fez com que se corrompessem os moradores de Jerusalém, 
e até a Judá impeliu a isso.







Ezekiel 6
1 And the word of the LORD came unto me, saying,
2 Son of man, set thy face toward the mountains of Israel, and prophesy against them,
3 And say, Ye mountains of Israel, hear the word of the Lord GOD; Thus saith the Lord GOD to the mountains, and to the hills, to the rivers, and to the valleys; Behold, I, even I, will bring a sword upon you, and I will destroy your high places.
4 And your altars shall be desolate, and your images shall be broken: and I will cast down your slain men before your idols.
5 And I will lay the dead carcases of the children of Israel before their idols; and I will scatter your bones round about your altars.
6 In all your dwellingplaces the cities shall be laid waste, and the high places shall be desolate; that your altars may be laid waste and made desolate, and your idols may be broken and cease, and your images may be cut down, and your works may be abolished.

7 And the slain shall fall in the midst of you, and ye shall know that I am the LORD.
8 Yet will I leave a remnant, that ye may have some that shall escape the sword among the nations, when ye shall be scattered through the countries.
9 And they that escape of you shall remember me among the nations whither they shall be carried captives, because I am broken with their whorish heart, which hath departed from me, and with their eyes, which go a whoring after their idols: and they shall lothe themselves for the evils which they have committed in all their abominations.  



Ezequiel 6
1 Y FUÉ á mí palabra de Jehová, diciendo:
2 Hijo del hombre, pon tu rostro hacia los montes de Israel, y profetiza contra ellos.
3 Y dirás: Montes de Israel, oid palabra del Señor Jehová: Así ha dicho el Señor Jehová á los montes y dicho el Señor Jehová á los montes y á los collados, á los arroyos y á los valles: He aquí que yo, yo haré venir sobre vosotros cuchillo, y destruiré vuestros altos.
4 Y vuestros altares serán asolados, y vuestras imágenes del sol serán quebradas: y haré que caigan vuestros muertos delante de vuestros ídolos.
5 Y pondré los cuerpos muertos de los hijos de Israel delante de sus ídolos; y vuestros huesos esparciré en derredor de vuestros altares.
6 En todas vuestras habitaciones las ciudades serán desiertas, y los altos serán asolados, para que sean asolados y se hagan desiertos vuestros altares; y quebrados serán vuestros ídolos, y cesarán; y vuestras imágenes del sol serán destruídas, y vuestras obras serán desechas.

7 Y los muertos caerán en medio de vosotros; y sabréis que soy Jehová.
8 Mas dejaré que haya de vosotros quien escape del cuchillo entre las gentes, cuando fuereis esparcidos por las tierras.
9 Y los que de vosotros escaparen, se acordarán de mí entre las gentes entre las cuales serán cautivos: porque yo me quebranté á causa de su corazón fornicario, que se apartó de mí, y á causa de sus ojos, que fornicaron tras sus ídolos: y se avergonzarán de sí mismos, á causa de los males que hicieron en todas sus abominaciones. 


Ezequiel 6
1 E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
2 Filho do homem, dirige o teu rosto para os montes de Israel e profetiza contra eles.

3 E dirás: Montes de Israel, ouvi a palavra do Senhor JEOVÁ: Assim diz o Senhor JEOVÁ aos montes, aos outeiros, aos ribeiros e aos vales: Eis que eu, sim, eu mesmo, trarei a espada sobre vós e destruirei os vossos altos.

4 E serão assolados os vossos altares, e quebradas as vossas imagens do sol; e derribarei os vossos traspassados, diante dos vossos ídolos.

5 E porei os cadáveres dos filhos de Israel diante dos seus ídolos e espalharei os vossos ossos em redor dos vossos altares.

6 Em todos os vossos lugares habitáveis, as cidades serão destruídas, e os altos, assolados; para que os vossos altares sejam destruídos e assolados, e os vossos ídolos se quebrem e cessem, e as vossas imagens do sol sejam cortadas, e desfeitas as vossas obras.


7 E os traspassados cairão no meio de vós, para que saibais que eu sou o SENHOR.
8 Mas deixarei um resto, para que haja alguns que escapem da espada entre as nações, quando fordes espalhados pelas terras.
9 Então, se lembrarão de mim os que de vós escaparem entre as nações para onde foram levados em cativeiro; porquanto me quebrantei por causa do seu coração corrompido, que se desviou de mim, e por causa dos seus olhos, que se andaram corrompendo após os seus ídolos; e terão nojo de si mesmos, por causa das maldades que fizeram em todas as suas abominações. 






6:3 Montes. Babilônia é uma planície, e os cativos teriam saudades dos montes e dos vales. Mas o profeta tem de fazer o povo lembrar-se que foram justamente os lugares mais atraentes das montanhas e das florestas que foram escolhidos para os ritos pagãos, ritos, que eram uma ofensa contra Deus e a causa imediata do cativeiro. O povo abusara dos dons de Deus (Os 2:8-13).

 Fonte: Bíblia Vida Nova 











6:9 N.Hom. Terão nojo de si mesmos. Muitas vezes o castigo divino sobre os ímpios pode parecer severo demais, mas quem honestamente encara a profundidade do pecado humano, verifica que a sobrevivência de um resto é sinal da grande misericórdia divina, chegando à plenitude do arrependimento, que inclui o ódio ao pecado e o amor a Deus, o desgosto de nós mesmos por causa de nossa maldade, e a plena fé em Deus por causa da Sua graça.


 Fonte: Bíblia Vida Nova 


O Fim Vem! O Fim Vem!, 7:1-27

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Visão da Condenação de Israel, 8:1-11:25

Idólatras no Templo, 8:1-18

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Visão das abominações em Jerusalém, 8:1-18





Abominações

Cultos Místicos 


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Ezekiel 8
6 He said furthermore unto me, Son of man, seest thou what they do? even the great abominations that the house of Israel committeth here, that I should go far off from my sanctuary? but turn thee yet again, and thou shalt see greater abominations.
7 And he brought me to the door of the court; and when I looked, behold a hole in the wall.
8 Then said he unto me, Son of man, dig now in the wall: and when I had digged in the wall, behold a door.
9 And he said unto me, Go in, and behold the wicked abominations that they do here.
10 So I went in and saw; and behold every form of creeping things, and abominable beasts, and all the idols of the house of Israel, pourtrayed upon the wall round about. 


Ezequiel 8
6 Díjome entonces: Hijo del hombre, ¿no ves lo que éstos hacen, las grandes abominaciones que la casa de Israel hace aquí, para alejarme de mi santuario? Mas vuélvete aún, y verás abominaciones mayores.
7 Y llevóme á la entrada del atrio, y miré, y he aquí en la pared un agujero.
8 Y díjome: Hijo del hombre, cava ahora en la pared. Y cavé en la pared, y he aquí una puerta.
9 Díjome luego: Entra, y ve las malvadas abominaciones que éstos hacen allí.
10 Entré pues, y miré, y he aquí imágenes de todas serpientes, y animales de abominación, y todos los ídolos de la casa de Israel, que estaban pintados en la pared alrededor. 


Ezequiel 8
6 E disse-me: Filho do homem, vês tu o que eles estão fazendo? As grandes abominações que a casa de Israel faz aqui, para que me afaste do meu santuário? Mas verás ainda maiores abominações.
7 E levou-me à porta do átrio; então, olhei, e eis que havia um buraco na parede.

8 E disse-me: Filho do homem, cava, agora, naquela parede. E cavei na parede, e eis que havia uma porta.

9 Então, me disse: entra e vê as malignas abominações que eles fazem aqui.

10 E entrei e olhei, e eis que toda forma de répteis, e de animais abomináveis, e de todos os ídolos da casa de Israel estavam pintados na parede em todo o redor. 




10 Répteis. Nos cultos místicos do Egito, havia câmaras escuras, cheias de incenso, às quais só os iniciados tinham licença de penetrar (o próprio sacerdote oficial do templo precisava cavar na parede para ver o que estava acontecendo, v 7); e além disto prestava-se o culto às imagens de aves, quadrúpedes e répteis. As tentativas de fazer-se alianças com o Egito, acrescentadas à revolta contra um Deus que não podia moldar segundo as vontades humanas, levava o povo a esta tentativa vã de controlar as forças ocultas da natureza.


 Fonte: Bíblia Vida Nova 







Julgamento contra Jerusalém, 9:1-11:25


Os castigos de Jerusalém, 9:1-11

A Segunda Visão dos Querubins, 10:1-22 [JFA]




A Visão dos Querubins





Ezekiel 10:1 Then I looked, and, behold, in the firmament that was above the head of the cherubims there appeared over them as it were a sapphire stone, as the appearance of the likeness of a throne. 


Ezequiel 10:1 Y MIRÉ, y he aquí en la expansión que había sobre la cabeza de los querubines como una piedra de zafiro, que parecía como semejanza de un trono que se mostró sobre ellos. 


Ezequiel 10:1 Depois, olhei, e eis que no firmamento, que estava por cima da cabeça dos querubins, apareceu sobre eles como uma pedra de safira, como o aspecto da semelhança de um trono. 



10:1 Querubins. Seres sobrenaturais, que revelam a glória de Deus.


 Fonte: Bíblia Vida Nova 







Visão das brasas de fogo, 10:1-8





Visão das Brasas de Fogo





Ezekiel 10:2 And he spake unto the man clothed with linen, and said, Go in between the wheels, even under the cherub, and fill thine hand with coals of fire from between the cherubims, and scatter them over the city. And he went in in my sight. 


Ezequiel 10:2 Y habló al varón vestido de lienzos, y díjole: Entra en medio de la ruedas debajo de los querubines, é hinche tus manos carbones encendidos de entre los querubines, y derrama sobre la ciudad. Y entró á vista mía. 


Ezequiel 10:2 E falou ao homem vestido de linho, dizendo: Vai por entre as rodas, até debaixo do querubim, e enche as mãos de brasas acesas dentre os querubins, e espalha-as sobre a cidade. E ele entrou à minha vista. 



10:2 Brasas acesas. O fogo de Deus purifica e santifica os que se entregam a Ele com humildade, fé e obediência (Is 6:5-7); mas é julgamento eterno para os que se rebelam contra os desígnios divinos (M 9:43).


 Fonte: Bíblia Vida Nova 







Visão das quatro rodas, 10:9-23

O juízo de Deus contra os chefes do povo, 11:1-13

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Ezekiel 11:5 And the Spirit of the LORD fell upon me, and said unto me, Speak; Thus saith the LORD; Thus have ye said, O house of Israel: for I know the things that come into your mind, every one of them. 


Ezequiel 11:5 Y cayó sobre mí el espíritu de Jehová, y díjome: Di: Así ha dicho Jehová: Así habéis hablado, oh casa de Israel, y las cosas que suben á vuestro espíritu, yo las he entendido. 


Ezequiel 11:5 Caiu, pois, sobre mim o Espírito do SENHOR e disse-me: Fala: Assim diz o SENHOR: Assim tendes dito, ó casa de Israel; porque, quanto às coisas que vos sobem ao espírito, eu as conheço. 









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5  N.Hom. Aqui temos a chave para a ação dos profetas, que não falaram de  si mesmos, mas, sim, falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo, apontando para a pessoa de Jesus Cristo (2 Pe 1:19-21; e 1 Pe 1:10-12). Esta possessão pelo Espírito Santo faz o profeta trazer à situação humana a resposta divina. Se alguém quer fazer isto hoje, deve, primeiro assimilar a Palavra de Deus, a mensagem profética inspirada pelo Espírito Santo (2:8-3:3). Depois, deve ficar permanentemente ligado a Jesus Cristo (Jo 15:1-10), já que Ele é a figura central da Bíblia (Lc 24:44-49). Daí uma vida cheia de fruto e do poder do Espírito Santo (1 Co 12:1-11; Gl 5:22-26).


 Fonte: Bíblia Vida Nova 



Promessa de restauração de Israel, 11:14-25



Coração de Pedra 



Coração de Carne


Transplante de Coração


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Ezekiel 11

19 And I will give them one heart, and I will put a new spirit within you; and I will take the stony heart out of their flesh, and will give them an heart of flesh:
20 That they may walk in my statutes, and keep mine ordinances, and do them: and they shall be my people, and I will be their God.


Ezequiel 11
19 Y darles he un corazón, y espíritu nuevo daré en sus entrañas; y quitaré el corazón de piedra de su carne, y daréles corazón de carne;
20 Para que anden en mis ordenanzas, y guarden mis juicios y los cumplan, y me sean por pueblo, y yo sea á ellos por Dios. 


Ezequiel 11
19 E lhe darei um mesmo coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra e lhes darei um coração de carne;
20 para que andem nos meus estatutos, e guardem os meus juízos, e os executem; e eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus. 







19 Espírito novo. Antes da tempestade final da destruição de Jerusalém, a luz da esperança já brilhava à espera de quem quisesse ser guiado por ela, mesmo na ausência do templo físico. 

20 A renovação do coração é a vontade de servir a Deus, de ficar em comunhão com Ele no tempo e na eternidade.


 Fonte: Bíblia Vida Nova 




Segunda Série de Ações Simbólicas e Palavras de Condenação, 12:1-19:14
Condenação, 12:1-14:23

A Mudança para fora do Muro é o Símbolo do Cativeiro da Dispersão, 12:1-13:23 [JFA]

O Profeta Descreve o Cativeiro, 12:1-26

Ezekiel 12:11 You Are To Be A Sign To Israel (red)
Ezekiel 12:11 You Are To Be A Sign To Israel (brown)










Ezekiel 12:2 Son of man, thou dwellest in the midst of a rebellious house, which have eyes to see, and see not; they have ears to hear, and hear not: for they are a rebellious house. 


Ezequiel 12:2 Hijo del hombre, tú habitas en medio de casa rebelde, los cuales tienen ojos para ver, y no ven, tienen oídos para oir, y no oyen; porque son casa rebelde. 



Ezequiel 12:2 Filho do homem, tu habitas no meio da casa rebelde, que tem olhos para ver e não vê, e tem ouvidos para ouvir e não ouve; porque é casa rebelde. 









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12:2 N.Hom. Triste é o estado do homem surdo e cego: pior é seu estado quando deliberadamente se nega a aproveitar de suas capacidades de enxergar e de escutar; pior ainda quando se desliga de suas percepções espirituais, para não ouvir a voz de Deus até o dia de julgamento, para então ouvir a sentença final: “Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno preparado para o diabo e seus anjos” (Mt 25:41).


 Fonte: Bíblia Vida Nova 



Profecia Contra os Falsos Profetas, 13:1-16





Contra Falsos Profetas e Falsas Profetisas







Ezekiel 13
2 Son of man, prophesy against the prophets of Israel that prophesy, and say thou unto them that prophesy out of their own hearts, Hear ye the word of the LORD;
3 Thus saith the Lord GOD; Woe unto the foolish prophets, that follow their own spirit, and have seen nothing!
4 O Israel, thy prophets are like the foxes in the deserts. 

6 They have seen vanity and lying divination, saying, The LORD saith: and the LORD hath not sent them: and they have made others to hope that they would confirm the word. 
8 Therefore thus saith the Lord GOD; Because ye have spoken vanity, and seen lies, therefore, behold, I am against you, saith the Lord GOD.
9 And mine hand shall be upon the prophets that see vanity, and that divine lies: they shall not be in the assembly of my people, neither shall they be written in the writing of the house of Israel, neither shall they enter into the land of Israel; and ye shall know that I am the Lord GOD. 
22 Because with lies ye have made the heart of the righteous sad, whom I have not made sad; and strengthened the hands of the wicked, that he should not return from his wicked way, by promising him life:
23 Therefore ye shall see no more vanity, nor divine divinations: for I will deliver my people out of your hand: and ye shall know that I am the LORD.



Ezequiel 13
2 Hijo del hombre, profetiza contra los profetas de Israel que profetizan, y di á los que profetizan de su corazón: Oid palabra de Jehová.
3 Así ha dicho el Señor Jehová: ­Ay de los profetas insensatos, que andan en pos de su propio espíritu, y nada vieron!
4 Como zorras en los desiertos fueron tus profetas, oh Israel. 

6 Vieron vanidad y adivinación de mentira. Dicen: Ha dicho Jehová; y Jehová no los envió: y hacen esperar que se confirme la palabra. 
8 Por tanto, así ha dicho el Señor Jehová: por cuanto vosotros habéis hablado vanidad, y habéis visto mentira, por tanto, he aquí yo contra vosotros, dice el Señor Jehová.
9 Y será mi mano contra los profetas que ven vanidad, y adivinan mentira: no serán en la congregación de mi pueblo, ni serán escritos en el libro de la casa de Israel, ni á la tierra de Israel volverán; y sabréis que yo soy el Señor Jehová. 
22 Por cuanto entristecisteis con mentira el corazón del justo, al cual yo no entristecí, y esforzasteis las manos del impío, para que no se apartase de su mal camino, infundiéndole ánimo;
23 Por tanto no veréis vanidad, ni más adivinaréis adivinación; y libraré mi pueblo de vuestra mano; y sabréis que yo soy Jehová.


Ezequiel 13
2 Filho do homem, profetiza contra os profetas de Israel que são profetizadores e dize aos que só profetizam o que vê o seu coração: Ouvi a palavra do SENHOR. 
3 Assim diz o Senhor JEOVÁ: Ai dos profetas loucos, que seguem o seu próprio espírito e coisas que não viram!
4 Os teus profetas, ó Israel, são como raposas nos desertos. 

6 Vêem vaidade e adivinhação mentirosa os que dizem: O SENHOR disse; quando o SENHOR os não enviou; e fazem que se espere o cumprimento da palavra. 
8 Portanto, assim diz o Senhor JEOVÁ: Como falais vaidade e vedes a mentira, portanto, eis que eu sou contra vós, diz o Senhor JEOVÁ.
9 E a minha mão será contra os profetas que veem vaidade e que adivinham mentira; na congregação do meu povo, não estarão, nem nos registros da casa de Israel se escreverão, nem entrarão na terra de Israel; e sabereis que eu sou o Senhor JEOVÁ. 
22 Visto que entristecestes o coração do justo com falsidade, não o havendo eu entristecido, e esforçastes as mãos do ímpio, para que não se desviasse do seu mau caminho e vivesse,
23 portanto, não vereis mais a vaidade, nem mais fareis adivinhações; mas livrarei o meu povo das vossas mãos, e sabereis que eu sou o SENHOR.







                       Contra as falsas profetisas, 13:17-23




13:3 N.Hom. Seu próprio espírito. Enganoso é o íntimo do homem: nunca se sabe quantos impulsos estão no subconsciente de quem acha que está sendo muito fervoroso, muito crente; e por isso que quem realmente quer ser um mensageiro de Deus precisa instruir-se profundamente na Bíblia, dedicar-se sinceramente a oração, e andar corajosamente nos caminhos de Jesus Cristo. Só assim é que o eu-próprio dado ao pecado começa a dar lugar à nova criatura, moldada pela mão de Deus (jr 18:6; 2 Co 5:17; 2 Co 3:18).


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4 Raposa entre as ruínas.  Representa uma pessoa inútil num lugar fútil. É um símbolo de destruição da civilização.

6 Visões falsas. Muitos profetas alegavam que tinham visões, a fim de ganhar mais aderentes (1 Reis 13:18), mas aqui, provavelmente, se tratam de visões estimuladas por drogas, por sessões noturnas realizadas em templos pagãos. Aquelas foram comuns no Egito antigo, e estas se praticavam na Grécia, quase até o tempo de Cristo. É um êxtase diabólico, nada tendo a ver com a influência do Espírito de Deus (11:5).




13:22 N.Hom. Entristecido. Entre os pagãos, o medo da feitiçaria é tão grande que a morte se produz pelo simples fato de a vítima saber que é alvo de um passe de magia negra. Mas quando é Deus que entristece a alguém, é uma tristeza que produz o arrependimento para a vida eterna (2 Co 7:10). Fortalecestes. Fazer um homem estribar-se em coisas vãs, falsas, supersticiosas, pode dar bom lucro ao falso profeta, mas desviar a confiança do homem da Pessoa de Jesus Cristo, não é fortalecer, mas sim, destruir sua alma para a eternidade.


 Fonte: Bíblia Vida Nova 



O Castigo dos Idólatras, 14:1-11

A Justiça dos Castigos de Deus, 14:12-23





Ezekiel 14:14 These Three Men (devotional)01:25 (beige)




 

Noah, Daniel  and Job (14:12-14)

 

Individual  Responsability  

(14:12-20)

Source: Bible.org https://bible.org/seriespage/ezekiel-14

 





14 Mais uma vez estamos percebendo a doutrina da responsabilidade pessoal do indivíduo perante Deus. Nenhum lugar, nenhum rito, nenhuma organização e nem mesmo pessoa alguma pode substituir a relação pessoal do indivíduo com Deus. 



 Fonte: Bíblia Vida Nova 








Parábolas Condenatórias, 15:1-19:14

Jerusalém é qual pau inútil de videira, 15:1-8




Jerusalém

(Pau Inútil da Videira)





Ezekiel 15
6 Therefore thus saith the Lord GOD; As the vine tree among the trees of the forest, which I have given to the fire for fuel, so will I give the inhabitants of Jerusalem.
7 And I will set my face against them; they shall go out from one fire, and another fire shall devour them; and ye shall know that I am the LORD, when I set my face against them.
8 And I will make the land desolate, because they have committed a trespass, saith the Lord GOD.


Ezequiel 15
6 Por tanto, así ha dicho el Señor Jehová: Como el palo de la vid entre los maderos del bosque, el cual dí al fuego para que lo consuma, así haré á los moradores de Jerusalem.
7 Y pondré mi rostro contra ellos; de fuego salieron, y fuego los consumirá; y sabréis que yo soy Jehová, cuando pusiere mi rostro contra ellos.
8 Y tornaré la tierra en asolamiento, por cuanto cometieron prevaricación, dice el Señor Jehová.


Ezequiel 15
6 Portanto, assim diz o Senhor JEOVÁ: Como a videira entre as árvores do bosque, que tenho entregado ao fogo para que seja consumida, assim entregarei os habitantes de Jerusalém.
7 E porei a minha face contra eles; eles sairão do fogo, mas o fogo os consumirá; e sabereis que eu sou o SENHOR, quando tiver posto a minha face contra eles.

8 E tornarei a terra em assolação, porquanto grandemente prevaricaram, diz o Senhor JEOVÁ.









JESUS CRISTO, 
A VIDEIRA VERDADEIRA
(João 15:1-11)





15:1-8 N.Hom. Em toda a história de Israel a videira tem sido o símbolo deste povo. Transplantada por Deus da terra da escravidão (o Egito) para a terra prometida (a Palestina), ficara bela e frutífera. Mas a videira que não se poda e não se aduba, logo torna a ser um cipó inútil, com bagos amargos, cuja madeira é inútil, que nem sequer serve para se fazer estacas. Inútil é a nação ou a pessoa que despreza a assistência de Deus; torna-se duplamente inútil quando cai debaixo do castigo divino, o fogo do julgamento. Assim também a comunhão com Cristo faz o ser humano belo, útil, frutífero e forte, mas a interrupção desta dependência do divino Mestre  torna-o digno de merecida destruição pelo fogo (Jo 15:1-11). A graça de Deus escolhe o objeto mais fraco, para ser transformado de glória em glória, o qual precisa aceitar estes cuidados, pelo exercício do arrependimento e da fé. 


 Fonte: Bíblia Vida Nova 


A Infidelidade de Jerusalém, 16:1-63

A meretriz e as abominações de Jerusalém, 16:1-63 [JFA]




Infidelidade

Cultos Místicos 
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 Ezequiel 16:15 Mas confiaste na tua formosura, e te entregaste à lascívia, graças à tua fama; e te ofereceste a todo o que passava, para seres dele. [BVN]

 Ezekiel 16:15 “But you trusted in your own beauty, played the harlot because of your fame, and poured out your harlotry on everyone passing by who would have it. [NKJV]




15 Confiaste (Trusted). A essência do paganismo consiste em não confiar em Deus, mas sim, na capacidade humana, nos ritos e nas cerimônias por intermédio dos quais, imagina-se que o homem vá controlar e dominar as forças sobrenaturais do universo. Se o ser humano tem alguma virtude da qual pode-se jactar, este provém tão-somente da graça de Deus (Tiago (James) 1:17. Lascívia (Harlotry). Nossas qualidades e nossos bens pertencem-nos para melhor servirmos a Deus e aos homens; nossas emoções e nosso intelecto existem para entrarmos em contato com Deus. Se desviarmos esses dons da sua finalidade específica, estaremos em piores condições do que a mais desprezada prostituta. 


 Fonte: Bíblia Vida Nova 







Uma Eterna Aliança, 60-63




Uma Eterna Aliança – (Ezequiel 16:60-63) –

[ (An Everlasting Covenant – (Ezekiel 16:60-63) ]

 



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Ezequiel 16:59 Porque assim diz o SENHOR Deus: Eu te farei a ti como fizeste, que desprezaste o juramento, invalidando a aliança.

60 Mas eu me lembrarei da minha aliança, feita contigo nos dias da tua mocidade, e estabelecerei contigo uma aliança eterna. [BVN]

 

Ezekiel 16:60 “Nevertheless I will remember My covenant with you in the days of your youth, and I will establish an everlasting covenant with you. 

61 Then you will remember your ways and be ashamed, when you receive your older and your younger sisters; for I will give them to you for daughters, but not because of My covenant with you.[NKJV]




60. Aliança eterna. O povo de Israel aceitou várias alianças com Deus, baseadas na obediência humana, que é falha; a nova aliança se baseará nos méritos de Jesus Cristo, que são eternos (1 Co 11:25; 2 Co 3:14).




 Fonte: Bíblia Vida Nova 








(...)






ANÁLISE


O Livro de Ezequiel registra a atividade de um profeta durante o exílio da Babilônia. Sua mensagem foi dirigida aos seus companheiros de exílio, e igualmente ao povo hebreu que ainda se encontrava na Palestina.  Ambos os grupos permaneciam obstinados e impenitentes, mesmo após a captura de Jerusalém pelo rei babilônico Nabucodonosor, e o exílio de Joaquim, rei de Judá, juntamente com um grande segmento da população, em 597 a.C. Por conseguinte, Deus de a Ezequiel a tarefa de denunciar a rebelde casa de Israel e de predizer a destruição de Jerusalém e a deportação de um número ainda maior de seus habitantes. Seis anos após o início da pregação de Ezequiel, suas palavras foram cumpridas. Em 586 a.C., Nabucodonosor destruiu Jerusalém e trouxe todos os sobreviventes, com poucas exceções, para a Babilônia. Mas a infidelidade de Israel não exauriu a misericórdia de Deus. Ezequiel também foi orientado para proclamar as boas novas de que o exílio terminaria, e que Israel seria restaurada à sua posição como o instrumento da salvação de Deus para todos os homens.
A maneira pela qual o livro de Ezequiel apresenta essa mensagem de julgamento e promessa, distingue-o de outros livros proféticos do Antigo Testamento. Sua característica sem igual é o arranjo sistemático do seu conteúdo. Os primeiros vinte e quatro capítulos estabelecem a convocação e a condenação de Israel com aterrorizante coerência. Essa expectativa de condenação, suavizada apenas por raios incidentais de luz, é contrabalançada na última seção (caps. 33 a 48) por um quadro igualmente coerente que apresenta o brilhante futuro que Deus reserva para o Seu povo. Dividindo esses blocos sólidos de ameaça e promessa a Israel, há uma série de discursos dirigidos a nações estrangeiras, que tem um duplo aspecto: pronuncia condenação contra os ímpios vizinhos de Israel, mas a destruição dos inimigos de Israel também constitui uma certeza que não serão capazes de impedir o cumprimento da promessa de Deus, de redimir e restaurar Seu povo escolhido.
Outra característica sem paralelo do livro de Ezequiel é a forma em que são expressadas tanto a ameaça como a promessa. O livro está repleto de visões misteriosas, alegorias ousadas, e ações simbólicas estranhas. Esses meios da revelação de Deus ocorrem, aqui, mais frequentemente do que em qualquer outro livro profético, e são apresentados com uma elaboração, igualmente incomum, de  detalhe descritivo. As visões, em particular, são bizarras, quase grotescas quanto à forma, e, por conseguinte, são de difícil interpretação.

Porém, o significado básico do livro de Ezequiel não escapará ao leitor, se este mantiver em mente que a glória de Deus e Seus grandes atos de juízo e salvação são retratados em linguagem e forma simbólicas. O que Ezequiel vê em visões, descreve em alegorias, e age de maneira que faz lembrar charadas, tudo tendo em vista contribuir para a certeza de que Deus está pondo em vigor o Seu plano de salvação para todos os homens, iniciado quando entrou em aliança com Israel, séculos antes. Purificada pelo julgamento de Deus no exílio babilônico, Israel novamente tornar-se-á possuidora das promessas que serão cumpridas no Novo Pacto e até o fim do tempo. Tudo isso Ezequiel contempla em uma perspectiva profética onde aparecem cenas do futuro próximo e distante, que algumas vezes se justapõem sobre o mesmo quadro sobre a vinda e a permanência do Reino de Deus.



AUTOR



O Livro de Ezequiel registra a atividade de um profeta durante o exílio da Babilônia. Sua mensagem foi dirigida aos seus companheiros de exílio, e igualmente ao povo hebreu que ainda se encontrava na Palestina.  Ambos os grupos permaneciam obstinados e impenitentes, mesmo após a captura de Jerusalém pelo rei babilônico Nabucodonosor, e o exílio de Joaquim, rei de Judá, juntamente com um grande segmento da população, em 597 a.C. Por conseguinte, Deus de a Ezequiel a tarefa de denunciar a rebelde casa de Israel e de predizer a destruição de Jerusalém e a deportação de um número ainda maior de seus habitantes. Seis anos após o início da pregação de Ezequiel, suas palavras foram cumpridas. Em 586 a.C., Nabucodonosor destruiu Jerusalém e trouxe todos os sobreviventes, com poucas exceções, para a Babilônia. Mas a infidelidade de Israel não exauriu a misericórdia de Deus. Ezequiel também foi orientado para proclamar as boas novas de que o exílio terminaria, e que Israel seria restaurada à sua posição como o instrumento da salvação de Deus para todos os homens.
A maneira pela qual o livro de Ezequiel apresenta essa mensagem de julgamento e promessa, distingue-o de outros livros proféticos do Antigo Testamento. Sua característica sem igual é o arranjo sistemático do seu conteúdo. Os primeiros vinte e quatro capítulos estabelecem a convocação e a condenação de Israel com aterrorizante coerência. Essa expectativa de condenação, suavizada apenas por raios incidentais de luz, é contrabalançada na última seção (caps. 33 a 48) por um quadro igualmente coerente que apresenta o brilhante futuro que Deus reserva para o Seu povo. Dividindo esses blocos sólidos de ameaça e promessa a Israel, há uma série de discursos dirigidos a nações estrangeiras, que tem um duplo aspecto: pronuncia condenação contra os ímpios vizinhos de Israel, mas a destruição dos inimigos de Israel também constitui uma certeza que não serão capazes de impedir o cumprimento da promessa de Deus, de redimir e restaurar Seu povo escolhido.
Outra característica sem paralelo do livro de Ezequiel é a forma em que são expressadas tanto a ameaça como a promessa. O livro está repleto de visões misteriosas, alegorias ousadas, e ações simbólicas estranhas. Esses meios da revelação de Deus ocorrem, aqui, mais frequentemente do que em qualquer outro livro profético, e são apresentados com uma elaboração, igualmente incomum, de  detalhe descritivo. As visões, em particular, são bizarras, quase grotescas quanto à forma, e, por conseguinte, são de difícil interpretação.

Porém, o significado básico do livro de Ezequiel não escapará ao leitor, se este mantiver em mente que a glória de Deus e Seus grandes atos de juízo e salvação são retratados em linguagem e forma simbólicas. O que Ezequiel vê em visões, descreve em alegorias, e age de maneira que faz lembrar charadas, tudo tendo em vista contribuir para a certeza de que Deus está pondo em vigor o Seu plano de salvação para todos os homens, iniciado quando entrou em aliança com Israel, séculos antes. Purificada pelo julgamento de Deus no exílio babilônico, Israel novamente tornar-se-á possuidora das promessas que serão cumpridas no Novo Pacto e até o fim do tempo. Tudo isso Ezequiel contempla em uma perspectiva profética onde aparecem cenas do futuro próximo e distante, que algumas vezes se justapõem sobre o mesmo quadro sobre a vinda e a permanência do Reino de Deus.









(*) Fonte dos Comentários: Bíblia Vida Nova
1. Fonte dos Esboços, Análises dos Livros e Autores  
a. Bíblia Vida Nova - Editor Responsável: Russel P. Shedd
b. Fonte de alguns subtítulos: Bíblia João Ferreira de Almeida [JFA] 
c. New American Bible (Revised Edition) [NABRE]

        2. Fonte das Notas Homiléticas (N. Hom.)
a. Bíblia Vida Nova - Editor Responsável: Russel P. Shedd





EZEKIEL




Notes on
Ezekiel
2014 Edition
Dr. Thomas L. Constable


Thomas L. Constable

Dr. Thomas L. Constable
Senior Professor Emeritus of Bible Exposition
Adjunct Professor in Bible Exposition


OUTLINE



I. Ezekiel's calling and commission chs. 1—3

A. The vision of God's glory ch. 1

1. The setting of the vision 1:1-3
2. The vision proper 1:4-28

B. The Lord's charge to Ezekiel chs. 2—3

1. The recipients of Ezekiel's ministry 2:1-5
2. The encouragement in Ezekiel's ministry 2:6-7
3. The nature of Ezekiel's ministry 2:8—3:11
4. The conclusion of the vision 3:12-15
5. Ezekiel's role in Israel 3:16-21
6. Ezekiel's muteness 3:22-27

II. Oracles of judgment on Judah and Jerusalem for sin chs. 4—24

A. Ezekiel's initial warnings chs. 4—7
1. Dramatizations of the siege of Jerusalem chs. 4—5
2. The judgment coming on Judah chs. 6—7

B. The vision of the departure of Yahweh's glory chs. 8—11

1. The idolatry of the house of Israel ch. 8
2. The coming slaughter of the wicked Jerusalemites ch. 9
3. The departure of God's glory from the temple ch. 10
4. The condemnation of Jerusalem's leaders ch. 11

C. Yahweh's reply to the invalid hopes of the Israelites chs. 12—19

1. The dramatic tragedy of exile 12:1-20
2. The present judgment as evidence of divine faithfulness 12:21-28
3. The condemnation of contemporary false prophets ch. 13
4. The effect of false prophets on Israel's leaders 14:1-11
5. The need of personal righteousness for deliverance 14:12-23
6. The unprofitable vine of Jerusalem ch. 15
7. Jerusalem's history as a prostitute ch. 16
8. The riddle and parable of the two eagles ch. 17
9. The importance of individual righteousness ch. 18
10. A lament for the kings of Israel ch. 19

D. Israel's defective leadership chs. 20—23

1. The history of Israel's rebellion and Yahweh's grace 20:1-44
2. Judgment on Judah's contemporary leaders 20:45—21:32
3. The idolatrous rulers of Judah ch. 22
4. The parable of the two sisters ch. 23

E. The execution of Jerusalem's judgment ch. 24

1. The parable of the cooking pot 24:1-14
2. Signs to the exiles 24:15-27

III. Oracles against foreign nations chs. 25—32

A. Oracles against Judah's closest neighbors ch. 25

1. Judgment on Ammon 25:1-7
2. Judgment on Moab 25:8-11
3. Judgment on Edom 25:12-14
4. Judgment on Philistia 25:15-17

B. Judgment on Tyre 26:1—28:19

1. Judgment by Babylonia and other enemies ch. 26
2. A funeral dirge over Tyre ch. 27
3. A judgment speech against the ruler of Tyre 28:1-10
4. A funeral dirge for the king of Tyre 28:11-19

C. Judgment on Sidon 28:20-24

D. Israel's restoration from the nations 28:25-26

E. Judgment on Egypt chs. 29—32

1. An introductory prophecy of judgment on Egypt 29:1-16
2. The consummation of Egypt's judgment 29:17-21
3. The destruction of Egypt and her allies 30:1-19
4. Pharaoh's broken arms 30:20-26
5. Egypt's fall compared to Assyria's fall ch. 31
6. A funeral dirge for Egypt 32:1-16
7. A summary lament over Egypt 32:17-32

IV. Future blessings for Israel chs. 33—48

A. A warning to the exiles 33:1-20

1. An exhortation to heed the watchman 33:1-9
2. An exhortation to turn from evil 33:10-20

B. Restoration to the Promised Land 33:21—39:29

1. Israel and the Promised Land 33:21-33
2. False and true shepherds ch. 34
3. Preparation of the Promised Land 35:1—36:15
4. Restoration to the Promised Land 36:16—37:14
5. Reunification in the Promised Land 37:15-28
6. Future invasion of the Promised Land chs. 38—39

C. Ezekiel's vision of the return of God's glory chs. 40—48

1. The setting of the vision of the return of God's glory 40:1-4
2. The millennial temple 40:5—42:20
3. The return of God's glory to the temple 43:1-12
4. Temple ordinances 43:13—46:24
5. Topographical aspects of the Millennium chs. 47—48









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